Serviços em saúde para prevenção ao diabetes são oferecidos gratuitamente

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Serviços em saúde para prevenção ao diabetes são oferecidos gratuitamente

Programação é pelo Dia Mundial do Diabetes 

Crédito: Thiago Paixão/Secom/PMFS
Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes – celebrado em 14 de novembro – a Prefeitura, através do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh) disponibilizou diversos serviços de saúde para pacientes e pessoas da comunidade. O evento teve sua programação iniciada nesta terça-feira (16) e segue até sexta-feira (19) com outras atividades.

Na manhã desta terça-feira (16) foram realizadas aferição da pressão arterial, teste de acuidade visual (exame do fundo do olho), atualização da caderneta de vacinação, instruções de prevenção de tratamento do pré-diabético, corte de cabelo, orientação com nutricionista, massoterapia, serviços odontológicos e com endocrinologista e saúde do homem.

O aposentado Orlando dos Santos, de 78 anos, acompanhou um familiar e aproveitou a oportunidade para fazer algumas avaliações, pois suspeita que esteja alta sua taxa glicêmica. "No exame não constatou a diabetes, mas vou manter os cuidados de prevenção. Recebi um atendimento nota 10 com ótima qualidade. Esse momento de acolhimento é simbólico para todos que precisam deste serviço", elogiou.

De acordo com a coordenadora do Cadh, Andreia Silva, o evento possibilita as pessoas identificarem se estão no início do desenvolvimento da doença. Na pandemia da Covid-19, a falta de atividades físicas resultou no aumento de pacientes diabéticos.

"A prática regular de exercício físico é fundamental na melhora da qualidade de vida e no controle da diabetes, diminuindo os fatores de risco para doença. Cerca de três mil pacientes são atendidos no Cadh por uma equipe multiprofissional, onde recebem atendimento especializado com o objetivo de minimizar os riscos de complicações da doença", explica a coordenadora.

Pacientes diabéticos também são atendidos nas unidades de saúde do município. Durante todo o mês, equipes da atenção primária estão realizando a busca ativa de pessoas portadoras da doença ofertando ações de educação e saúde, e caso necessário, serão encaminhados para os especialistas. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 20 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/