Secretaria de Saúde reforça a importância de alguns cuidados na volta às aulas
Manter a caderneta de vacinação em dia evita doenças transmissíveis; imunizantes disponíveis gratuitamente
Feira de Santana Notícias 24h - Chegou o momento da volta às aulas. A menos de dois dias para o início do ano letivo na rede municipal de Educação, esta quinta-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância de alguns cuidados essenciais para garantir o bem-estar e o desempenho dos estudantes no ambiente escolar.
Um dos principais alertas da SMS é quanto à importância de manter o cartão de vacinação em dia. Esta é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças, como sarampo, caxumba, rubéola, entre outras doenças que podem afetar a saúde dos estudantes.O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destaca que o retorno seguro às aulas começa com a garantia de que os estudantes estão protegidos contra doenças contagiosas.
"As unidades da Atenção Primária [USF e UBS] estão abastecidas com as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde e que são essenciais para promover à saúde da criança e do adolescente. Os pais devem verificar se as vacinas obrigatórias estão atualizadas e, caso necessário, procurar as unidades de saúde para regularizar a situação", afirma.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Na rede municipal, pelo menos 52.587 estudantes estão na faixa etária entre 6 e 14 anos [são alunos matriculados na Educação Infantil e nos Anos Iniciais (6 a 10 anos) e Finais (11 a 14 anos)]. São pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para receber a vacina contra o HPV e à dengue, por exemplo.
Nesse período de mobilização no município contra o Aedes aegypti, Rodrigo Matos reitera a importância da vacinação na faixa etária entre 10 e 14 anos.
"Reforçamos aos pais e responsáveis que levem as crianças e adolescentes em uma das unidades da Atenção Primária à Saúde [UBS e USF] para receber a vacina contra a dengue, lembrando que a proteção é garantida em duas doses", adverte Rodrigo Matos.
Outros imunizantes disponíveis são a Tríplice viral (protege contra o sarampo, caxumba e rubéola); DTP (Coqueluche, tétano e difteria), meningocócica (combate a meningite), para as hepatites A e B, da Poliomielte, que é contra a paralisia infantil, HPV (protege contra o câncer do colo do útero e outras doenças relacionadas ao vírus) e da gripe (Influenza), que reduz complicações respiratórias. "Vacinas salvam vidas", acrescenta o gestor da pasta.
Saúde na Escola
A assistência à saúde nas escolas é viabilizada também por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), cujo processo de adesão entre o Município e o Ministério da Saúde segue até o dia 21 de março [essa pactuação é feita a cada início do ano letivo]. A previsão é atender 160 escolas da rede pública de Feira.
A referência técnica do PSE no município, Vanessa Cajuí, explica que os profissionais do PSE são os mesmos que atuam nas unidades de saúde. São enfermeiros, a equipe do e-Multi (nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e educador físico) e odontólogos.
"Eles fazem o planejamento anual para realizar as ações do PSE, sendo 14 temas trabalhados no ambiente escolar conforme a portaria do Ministério da Saúde. São atividades educativas, de promoção à saúde", afirma.
Entre as atividades, orientações em saúde bucal e prevenção de doenças, verificação da situação vacinal, atividades educativas sobre saúde sexual e reprodutiva, orientações quanto a prevenção à Covid-19 e também sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.