Quatro motos fumacê e drone farão combate à dengue em Feira de Santana
Serviço será prestado por empresa por um período de três meses.
Na manhã desta segunda-feira (1), a prefeitura de Feira de Santana entregou à comunidade quatro novas motocicletas que serão utilizadas para aplicação de larvicida, mais conhecido como fumacê, nos bairros do município. Os veículos fazem parte das ações de combate à dengue, cujos índices alarmantes não param de aumentar em Feira de Santana, causando mortes.
Em várias cidades do país, o trabalho está sendo feito em motos, com um custo benefício muito maior. O índice de dengue continua crescendo não só aqui mas no Brasil inteiro, e no país já são quase 7 milhões de pessoas contaminadas com dengue, e o número de mortes continua também a acontecer. No inverno agora, um período mais chuvoso, a gente vai enfrentar uma quantidade ainda grande de casos de dengue. A dengue se combate através da vacina, evitando lixo e outras questões e também com o fumacê", ressaltou o prefeito.
Ele informou que o inseticida é específico para uso em motocicletas, e o serviço será prestado por uma empresa particular por um período de três meses, através de um contrato que terá um custo total R$ 316.800.
Drone
Além das motos fumacê, a prefeitura também irá contar com um drone, fornecido pela empresa que irá realizar o serviço. O objetivo é pulverizar o produto larvicida em locais de difícil acesso."O drone será utilizado em locais onde carros e motos têm dificuldade de entrar, como casas abandonadas, terrenos, locais com grande quantidade de capim, entre outras áreas determinadas da cidade. A moto leva um fumacê mais forte, e o drone é para uma casa onde não se tem acesso, com área de piscinas, ou área rural. Esse equipamento é muito utilizado em áreas rurais para pulverização de plantações, e agora foi adaptado para uso com inseticida de combate à dengue, em qualquer setor da cidade que precise. Inclusive, ele pode ser utilizado para fotografar determinadas áreas e orientar o que pode ser feito", explicou Colbert Martins.
Ainda conforme o prefeito, o drone é pilotado por uma pessoa certificada pela aeronáutica, com curso específico para poder operar. O equipamento será fornecido durante seis meses, sem custo adicional para a prefeitura.
O biólogo Diego Herculano da Laclin, que realizou o convênio com a prefeitura, destacou que a empresa é especializada no combate dos vetores e tem experiência também em outros municípios.
"A empresa realiza o serviço em Salvador e em outros municípios. Aqui o serviço será executado de acordo com o cronograma do setor responsável, e o produto é devidamente registrado para o combate de vetores e eficaz. Temos uma eficiência maior, porque com a motocicleta há o alcance de ruas mais estreitas, becos e vielas."
Segundo ele, o drone também será utilizado para aplicações de produtos específicos para eliminar as larvas de vetores. "A utilização deste equipamento no prazo determinado mantém sua eficácia porque elimina as larvas de vetores, impedindo-as de chegar à sua fase adulta e a reprodução. Apesar de ser pulverizado no ar, não oferece riscos à saúde da população. Além disso, é registrado para este fim, seguro e sem problemas."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.