Preservativos disponíveis de graça para quem for curtir Carnaval
Interessados devem solicitar em qualquer unidade de saúde
Antes de embarcar na folia do Carnaval, os feirenses devem reforçar as medidas de segurança contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis-ISTs. Na cidade, o preservativo, que se trata de um método simples e eficaz, está disponível de forma gratuita em qualquer unidade de saúde da rede municipal.
A coordenadora do Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS, Vanessa Sampaio, alerta que o clima de agitação da festa pode contribuir para que muitos tenham relações íntimas sem nenhum tipo de proteção.
"Pensar na saúde deve ser uma prioridade. Então, antes de ir para o Carnaval é importante conferir se tem camisinha. Caso ainda não tenha, pode passar num posto de saúde para adquirir. Já deixa na carteira ou na bolsa, o que evita ser pego de surpresa na hora H", ressaltou.
Além do preservativo, a Secretaria de Saúde de Feira oferta outros métodos de prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) que era destinada inicialmente a populações-chaves, como profissionais do sexo que se expõem cotidianamente e hoje é feita para quem precisar. Há também a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), medicação que pode ser tomada até 72h após vivenciar uma situação de risco.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.