Prefeito assina ordem de serviço para construção de novo Hospital Municipal em Feira

Saúde e Bem EstarInvestimentos

Prefeito assina ordem de serviço para construção de novo Hospital Municipal em Feira

Unidade não irá ofertar atendimentos de emergência 24h para a população.

Foto: Mário Sepulveda/ FE
A prefeitura municipal de Feira de Santana anunciou, nesta quarta-feira (3), o início das obras de reforma e ampliação da antiga sede da Secretaria de Saúde, onde funcionará o novo Hospital Municipal. 

A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Colbert Martins da Silva, que anunciou durante o evento que a unidade hospitalar irá se chamar Hospital Municipal Dia Benício Cavalcanti, e não Feira Cidade, como informado anteriormente.

O projeto de engenharia está orçado em R$ 24,4 milhões para a readequação do prédio. E a gestão da unidade será feita pela Fundação Hospitalar Inácia Pinta dos Santos.

De acordo com a prefeitura, o novo hospital não irá ofertar atendimentos de emergência 24h. Terá seis salas de cirurgias, 10 leitos incluindo Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, será dividido em dois pavimentos com uma área construída de 4.130m2.

Em entrevista ao Folha do Estado, o prefeito Colbert Martins afirmou que os recursos são municipais. Ele explicou que a unidade irá funcionar como um hospital Dia, com atendimentos especializados de média complexidade e cirurgias eletivas, como cirurgias de hérnias, ortopédicas, laparoscópicas, entre outros procedimentos.
Foto: Mário Sepulveda/ FE

"É um trabalho que a gente tentou fazer desde o período da covid, mas não foi possível e agora estamos colocando esse projeto em funcionamento. Os recursos são municipais e nós vamos investir cada vez mais neste hospital, que é um hospital dia e irá funcionar exatamente com esta característica, para que nós possamos ter um atendimento mais tecnológico e muito bem conduzido. Teremos uma grande reforma e ampliação, por isso o tempo da intervenção vai ser bem mais curto. O que nós queremos é que o hospital fique pronto, ele irá trabalhar com tecnologia, vamos ter aqui atendimentos de laparoscopia, artroscopia, tudo que puder ser utilizado de forma mais rápida e eficiente", afirmou.

Ainda de acordo com Colbert Martins, a Fundação Hospitalar poderá realizar também convênios com instituições privadas, a fim de ampliar a oferta dos serviços.

"O hospital irá atender às necessidades da população. E do ponto de vista público, vamos querer transformar a Fundação Hospitalar em uma fundação de direito público, mas também direito privado, para que aqui possam ser feitos também convênios que possam ser estendidos e possam atender outros setores."

Homenageado

O prefeito Colbert Martins esclareceu também a homenagem feita ao médico ao ortopedista Benício Cavalcanti, que faleceu aos 70 anos, em 2020, após complicações causadas pela covid-19.

Natural de Salvador, o especialista residiu e traçou toda a sua carreira profissional em Feira, onde também já atuou como secretário de saúde; como profissional de saúde da Santa Casa de Misericórdia e foi um dos fundadores da Unimed do município.

"O doutor Benício Cavalcanti foi um ortopedista, grande amigo, que trabalhou em Feira durante muitos anos e durante a covid em 2020 ele faleceu e faço essa homenagem como uma pessoa que trabalhou muito por Feira, no Hospital Dom Pedro, na Unimed, e é uma figura que muitos certamente lembram, e essa homenagem é uma justiça a um médico que trabalhou, viveu e ajudou a cidade."

Outros investimentos

A presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, destacou que a gestão do novo Hospital Dia veio para ampliar o leque de unidades gerenciadas pela instituição em Feira.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

"Pela Fundação Hospitalar ter em seu regimento e sua estrutura fazer a gestão de unidades de especialidades, toda a unidade de média complexidade, hospitalar, ambulatório de diagnóstico por imagem, prevenção a câncer, pode ser inserido dentro da estrutura da fundação, e a gente vem buscando isso para fortalecer essas referências de novas estruturas, e o prefeito Colbert conversou comigo da necessidade de a Fundação também fazer a gestão do Hospital Municipal Dia. Então com certeza é mais uma atribuição, além das obras que estão para serem inauguradas agora", pontuou Gilberte Lucas.

Ela elencou os demais investimentos e obras que serão entregues nos próximos meses em Feira, pela Fundação Hospitalar.

"A Casa de Parto, no Feira VII, será entregue agora dia 5 de julho; o ambulatório de saúde da mulher, será entregue na primeira semana de agosto, e o novo CMDI na Baraúnas, que é uma estrutura que já fizemos a visita e o elevador já está sendo montado, é uma estrutura que, no mais tardar, na primeira semana de agosto, vamos entregar à população. São outras unidades a serem inseridas na Fundação Hospitalar para a gente fazer a gestão em Feira de Santana", citou.
Foto: Mário Sepulveda/ FE

O coordenador de engenharia e gerente de contratos da Metro Engenharia, Ronnie Burgos Abbehusen, informou que o projeto será cumprido dentro do prazo estipulado em contrato, porém não está prevista a entrega da obra ainda em 2024.

"A complexidade do hospital sempre nasce com o desenvolvimento básico dos projetos executivos. Na contratação e no nosso estudo, temos um prazo para entregar esse projeto, e isso tudo é discutido não só com nossos projetistas, mas toda a equipe técnica da Secretaria de Saúde, com as definições para a gente atender o perfil assistencial do objeto contratado. Tem prazo suficiente para fazermos os projetos e todas as atividades. É um prazo seguro, porém prazo do contrato não prevê a entrega para este ano", disse.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/