Ministério da Saúde e Anvisa atualizam critérios para doação e transplante de órgãos após pandemia
Os critérios técnicos foram atualizados de acordo com o cenário atual
Está disponível para consulta a Nota Técnica (NT) 140/2023 , emitida conjuntamente pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, sobre o gerenciamento do risco sanitário de Covid-19 nos procedimentos de doação e transplante de órgãos e tecidos oculares. Os critérios técnicos foram atualizados de acordo com o cenário atual.
Entenda
O fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional da Covid-19, decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio, não significa que o vírus tenha deixado de ser uma ameaça à saúde, principalmente para aqueles com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. O Sars -CoV-2 continua em circulação no país e no mundo. Daí, portanto, a importância das revisões periódicas, bem como o aprimoramento e o fortalecimento das ações no âmbito do Sistema Nacional de Transplantes e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
Sobre a NT
As condutas recomendadas na Nota Técnica 140/2023 estão embasadas nas melhores evidências operacionais e científicas disponíveis e poderão ser alteradas a partir de novas constatações. Recomenda-se que estratégias adicionais sejam baseadas em informações epidemiológicas divulgadas pelas autoridades federais, estaduais, municipais ou do Distrito Federal.
A Nota Técnica 140/2023 atualiza os critérios para doação e transplante de órgãos e tecidos oculares. Em momento oportuno, as recomendações para a doação e o transplante dos demais tecidos e células presentes na Nota Técnica 24/2022 serão atualizadas.
Acesse a Nota Técnica 140/2023 .
Por: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.