Mais de 650 mil atendimentos realizados nas unidades da Fundação Hospitalar em 2021
A maior demanda da fundação foi para exames laboratoriais
"Esse laboratório não atende só pacientes internados na unidade, mas toda a rede do município. São exames importantes e esses dados são expressivos porque houve um aumento muito grande em relação aos outros anos. Se a gente for fazer um comparativo com 2020 tivemos mais de 80 mil exames realizados a mais em 2021. Isso mostra a capacidade de investimento. E de um retorno que a gente tem para poder atender a demanda da rede do município de Feira de Santana", comentou Gilberte Lucas.
Outro setor de registrou aumento da demanda em 2021 foi o setor ambulatorial do complexo materno-infantil, que oferta atendimento multiprofissional em pediatria. Foram 51.105 atendimentos, um aumento de até 20% com relação a 2020, onde a pandemia da Covid-19 fez com que a procura pelos serviços caísse. "Chama atenção a importância das especialidades em pediatria. A mais procurada é cardiologista pediátrico, o neuropediátrico. Os atendimentos que a gente tem da parte de fisioterapia infantil, fonoaudiologia e também aquela consulta com pediatra com a implantação da terceira etapa do método canguru", disse a gestora.
A emergência do Hospital Inácia Pinto registrou um total de 43.834 atendimentos. Na unidade foram realizadas 55 cirurgias ginecológicas, ala implantada em 16 de outubro de 2021. O ambulatório deste setor realizou 27.236 atendimentos. "Modernizou a unidade por exemplo um novo autoclave (aparelho para esterilização de materiais) automatizado. Esse autoclave é moderno e custou recurso próprio de R$ 520 mil. Então é um equipamento padrão que consegue aumentar a capacidade técnica daquela estrutura da unidade. Mas houve investimentos para montar mais uma sala no centro cirúrgico onde a gente possibilitou fazer a cirurgia ginecológica sem atrapalhar o fluxo de urgência e emergência na área de obstetrícia", afirmou Gilberte Lucas. Entre partos e curetagens, procedimentos realizados no HIPS, foram 10.437.
Com relação as outras unidades da Fundação Hospitalar, como Centro Municipal de Diagnostico Por Imagem (CMDI) foram 66.419 exames e no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) foram 40.931 exames e consultas. "O CMDI participou das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul com um grande serviço para o município de Feira de Santana e o CMPC também", resumiu.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.