Mais de 63 mil baianos já receberam tratamento bucal gratuito em 2023

Saúde e Bem EstarSaúde pública

Mais de 63 mil baianos já receberam tratamento bucal gratuito em 2023

O Odontomóvel está presente para atendimento à comunidade 

Crédito: Leonardo Rattes/SAÚDE GOVBA
De acordo com Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, que contém os dados mais recentes sobre a população brasileira, cerca de 15 milhões de habitantes do país nunca haviam sido atendidos por dentistas. Após sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira (8), a Política Nacional de Saúde Bucal – chamada de Brasil Sorridente – foi incorporada à Lei Orgânica da Saúde, tornando-se um direito garantido por lei e com previsão de acesso contínuo aos respectivos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Bahia, o acesso à saúde bucal já é uma realidade. Somente em 2023, 63.562 pessoas já foram atendidas em três programas distintos da Estratégia Odontomóvel: Saúde Bucal Itinerante, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). "A saúde bucal é tratada como fundamental na Bahia antes mesmo do projeto de lei sancionado pelo presidente Lula. Por isso, fazemos questão de ampliar cada vez mais o atendimento odontológico à população de forma ampla e indo onde os baianos estão", afirma a secretária da Saúde, Roberta Santana.

Nos sete municípios que já receberam a Feira Saúde Mais Perto, foram realizados cerca de 18 mil atendimentos odontológicos. Nos eventos, é realizado o tratamento bucal completo daqueles que procuram o serviço oferecido pela Sesab. Além disso, os programas Odontomóvel – na Escola 2022 (finalizado em fevereiro deste ano) e Saúde Mais Perto Odontomóvel – na Escola, em parceria com a Secretaria da Educação (SEC), trataram 14.303 e 31.445 pessoas, respectivamente.

Na Feira Saúde Mais Perto, o Odontomóvel está presente para atendimento à comunidade, por demanda espontânea, com a previsão de seis dias de atendimento e em média 400 pessoas /dia. Já o Saúde Mais Perto Odontomóvel – na Escola tem como público alvo os alunos da Rede Estadual de Ensino, com o apoio das escolas para a organização da logística de atendimento e dos Núcleos Territoriais de Educação – NTE. Atualmente, a ação está em curso com seis rotas de atendimento no estado.

Os serviços de saúde bucal são realizados em nove odontomóveis, com cinco, sete ou dez consultórios odontológicos equipados. Dentistas e outros profissionais de apoio ao atendimento atuam na realização de procedimentos de restauração, cirurgias de baixa complexidade, tratamento de canal, aplicação de flúor, exame radiológico e tratamento de doenças da gengiva, entre outros. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 23 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/