Instituto paulista confirma primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil
Instituto Adolfo Lutz confirma primeiro caso da varíola dos macacos no país por metodologia de metagenômica O Laboratório Estratégico, unidade de resposta rápida especializada na utilização de metodologias avançadas em biologia molecular para a elucidação de eventos em saúde pública, depositou a primeira sequência do genoma completo do monkeypox virus do Brasil, obtida com a utilização da metodologia de metagenômica.
A estratégia foi utilizada em virtude de não estarem disponíveis para o Brasil os controles positivos para as reações de RT-PCR visando à detecção do vírus, e a técnica foi executada em paralelo à análise para detecção do material genético da varicela, um diagnóstico diferencial para exclusão de casos da doença. A sequência depositada no banco de dados GISAID sob o n° EPI_ISL_13191438 possui cobertura de quase 100% do genoma do vírus, e permitirá a realização de estudos para estabelecer os caminhos da doença no mundo, assim como a observação da evolução genética do agente.
O caso é um homem de 41 anos, residente do Município de São Paulo, com histórico de viagem para a Portugal e Espanha, e se encontra internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em bom estado clínico. Todos os contatos do paciente estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância.
O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo também investigam desde a semana passada um outro paciente, uma mulher de 26 anos, também moradora da Capital.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.