Hospital da Mulher realiza mais de 4 mil partos no primeiro semestre

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Hospital da Mulher realiza mais de 4 mil partos no primeiro semestre

Deste total, 54% foram partos normais e 46% foram cesáreas 

Crédito: Divulgação

O Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), conhecido como Hospital da Mulher, é uma referência em parto humanizado no estado da Bahia. Segundo dados divulgados recentemente, o HIPS alcançou uma marca expressiva no número de partos realizados no primeiro semestre deste ano, totalizando 4.071 nascimentos. Deste total, 54% foram partos normais e 46% foram cesáreas. Os números evidenciam a relevância e a qualidade dos serviços prestados pela instituição.

No período de janeiro a junho de 2023, foram realizados 2.201 partos normais, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), que aponta uma taxa de cesáreas no país de 57,6% no ano anterior. O HIPS apresentou uma taxa de cesáreas de 46%, com 1.870 partos cesáreas no primeiro semestre. Esses procedimentos cirúrgicos são indicados apenas em casos em que há necessidade de intervenção.

Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar, autarquia responsável pela manutenção do Hospital da Mulher, ressaltou que esses números demonstram o compromisso das equipes em todas as áreas de atuação hospitalar. "O HIPS prioriza a saúde e o bem-estar da mãe e do recém-nascido, e isso se reflete nos resultados alcançados", salientou.

Vanessa Pereira, enfermeira obstetra e coordenadora da Obstetrícia, destacou o empenho da equipe em seguir as orientações do MS para a humanização do parto. "As pacientes recebem uma assistência multidisciplinar, favorecendo tanto a mãe quanto o bebê, por meio de ações humanizadas antes, durante e após o trabalho de parto", pontuou.

A coordenadora ressaltou que as pacientes do Hospital da Mulher são avaliadas precocemente, pois cada gestante apresenta casos diferentes. "Algumas chegam à unidade sem ter realizado um pré-natal completo e podem apresentar condições como hemorragia, hipertensão e infecções, o que pode prolongar o tempo de internamento", explicou Vanessa.

ZERO MORTALIDADE MATERNA

O Hospital da Mulher, que funciona 24 horas por dia de portas abertas, participa do programa de Pactuação, promovendo facilidade, agilidade e eficácia na assistência a 78 municípios baianos, com o importante resultado de zero mortalidade materna.

Em 2021, nasceram na emergência do Hospital da Mulher 7.878 bebês, enquanto em 2022 foram realizados 7.501 partos. No primeiro semestre de 2023, de janeiro a junho, já foram realizados 4.071 partos, superando a meta mensal de 700 partos.

O mês de março de 2023 registrou a maior assistência na emergência, com 1.052 procedimentos, dos quais 727 foram partos realizados nesse período. Em maio do mesmo ano, os dados também apontam números expressivos, com 1.062 atendimentos, sendo 57,4% deles partos naturais.

Gilberte Lucas ressalta que esses dados expressivos reforçam a importância do Hospital da Mulher como um centro de excelência no cuidado da saúde materna e neonatal. "O hospital realiza a maior quantidade de partos em comparação com outras unidades hospitalares do interior e da capital baiana, garantindo uma equipe comprometida e capacitada, além de uma estrutura moderna e acolhedora, com o objetivo de desempenhar um papel fundamental na promoção do nascimento seguro e saudável", concluiu. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 22 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/