Hospital da Mulher lança projeto para reduzir desperdícios em parceria com UFRB
Uma aula laboral foi ministrada para os participantes
Com o objetivo de proporcionar alta qualidade no atendimento aos pacientes e garantir um ambiente adequado para os acompanhantes e profissionais que atuam na unidade de saúde, visando aprimorar o desempenho e reduzir custos, foi lançado no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, o projeto "Embaixadores do Lean Healthcare".
A iniciativa é fruto da parceria entre a Fundação Hospitalar de Feira de Santana e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Uma aula laboral foi ministrada para os participantes na última quarta-feira (30).
O Lean Healthcare é uma filosofia baseada na melhoria contínua e na eliminação de desperdícios em todo o fluxo de valor, aplicando princípios originados na indústria.
Segundo Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, o Projeto Lean tem beneficiado a gestão ao identificar oportunidades de redução de custos, promovendo maior agilidade no tempo de espera dos pacientes.
"O Lean é um projeto inovador implementado em parceria com a UFRB, no qual as ações da engenharia de produção têm aprimorado os processos em cada setor específico, facilitando a comunicação em busca da eficiência no resultado final, que é a assistência ao paciente dentro do hospital", enfatizou.
De acordo com Jackson Machado Nunes, diretor da UFRB, a parceria entre as duas instituições é de suma importância para a aplicação de métodos inovadores da engenharia na logística, gestão de estoque e agilização do fluxo de pessoas, com o objetivo final de melhorar a qualidade.
"É indescritível o benefício para a educação da implantação do projeto Lean Healthcare no Hospital da Mulher. Hoje, apresentamos dezesseis embaixadores responsáveis pelos setores onde o projeto Lean será desenvolvido", destacou Jackson.
Segundo Cristiane Pimentel, coordenadora de bolsistas e estagiários da UFRB e incentivadora do Projeto Lean Healthcare, o Hospital da Mulher é pioneiro na implementação do Lean e, em apenas três meses, já está utilizando ferramentas que impactam positivamente em todo o processo, desde a entrada até a saída dos pacientes.
"Capacitamos os profissionais da unidade a utilizar, em conjunto com nossos bolsistas, as ferramentas necessárias para obter resultados precisos em todos os setores. Começamos com o setor de Farmácia, onde implementamos o 5S e o diagrama de espaguete, uma metodologia japonesa que auxilia na organização, separação e distribuição dos medicamentos, otimizando o trabalho dos funcionários do hospital", ressaltou Pimentel.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.