Hanseníase pode causar manchas e perda de sensibilidade
Em Feira, 63 casos de hanseníase foram registrados em 2023, enquanto em 2024 o número subiu para 84
O surgimento de manchas brancas, marrons ou vermelhas na pele é um sinal de alerta para a hanseníase. Por atingir os nervos, a doença infecciosa traz limitações físicas, a exemplo de dificuldades para fazer tarefas do dia a dia como abrir uma torneira.
Em Feira de Santana, 63 casos de hanseníase foram registrados em 2023, enquanto em 2024 o número subiu para 84, representando um aumento de 33%, conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os sintomas da doença estão: formigamento nas mãos e pés; perda de sensibilidade e da força muscular no rosto, mãos e pés; regiões do corpo com diminuição do pelo ou de suor; caroços no corpo.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Além disso, as manchas podem apresentar alterações na sensibilidade ao frio ou calor, aumentando o risco de acidentes, como queimaduras, já que a pessoa infectada pode não perceber a lesão devido à perda de sensibilidade.
A Secretaria de Saúde orienta que, ao perceber esses sintomas, o paciente deve procurar uma unidade de saúde ou buscar, de forma direta, o auxílio no Ambulatório de Hanseníase, dentro do Centro de Saúde Especializada (CSE), no Ambulatório de Hanseníase, local onde é feito o tratamento.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.