Feira de Santana registra queda em notificações de chikungunya, dengue e zika

Saúde e Bem EstarVigilância

Feira de Santana registra queda em notificações de chikungunya, dengue e zika

Entre os fatores está a pandemia da Covid-19

Crédito: Divulgação

O município de Feira de Santana tem registrado queda no índice de notificação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Somente neste ano, foram notificados 606 casos suspeitos, sendo 109 confirmados para dengue, 48 Chikungunya e 7 Zika. Enquanto ano passado, foram 11.924 casos notificados.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Carlita Correia, explica que entre os fatores que podem ter contribuído para a redução, está a pandemia da Covid-19. Segundo ela, a população sente os sintomas da arbovirose e, sozinha, atribui ao coronavírus, deixando de procurar os serviços de saúde.

"Nas unidades de saúde os profissionais estão treinados para identificar e diferenciar os sinais e sintomas referente a ambas doenças. Vale destacar que a notificação dos casos é importante para desencadear ações na região, o que interrompe a cadeia de transmissão da arbovirose", explica.

Ao sentir sintomas como febre, dores nas articulações, náuseas, vômito, dor nos olhos e manchas no corpo, o município recomenda procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. No local, será feita a avaliação, medicação e encaminhamentos caso se necessário.

"Evitar manter recipientes com água parada, colocar areia na base dos vasos de plantas e não deixar tanques de água descobertos são ações simples, mas importantes para evitar a reprodução do mosquito", alerta o coordenador do Centro Municipal de Referência em Endemias, Edilson Matos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 22 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/