Esteatose hepática: cinco famosos que tiveram doença e como combater
Poucas pessoas realmente se preocupam em diagnosticar e assim iniciar tratamento
A esteatose hepática, ou gordura no fígado, é uma doença silenciosa que atinge o fígado e se não cuidada no tempo certo, pode evoluir para doenças mais graves, como AVC, problemas cardíacos e até mesmo o câncer. E apesar de atingir mais de 35% da população adulta no Brasil, poucas pessoas realmente se preocupam em diagnosticar e assim iniciar o tratamento.
Antes de saber como a doença se manifestou em cada um dos casos, vãos entender o que é a Esteatose Hepática, e como ela pode ser revertida:
A Esteatose Hepática não alcoólica começou a se tornar mais popular em todo mundo à partir da década de 1970 e os médicos atribuem a maior aparição de casos, principalmente às mudanças nos hábitos alimentares, com o maior consumo de produtos industrializados ou ultra processados. O aumento nos casos de obesidade está diretamente ligado à maior incidência no diagnóstico de gordura no fígado. Logo surgiu a escala da doença, que foi dividida em graus, ou seja:
- No grau 1: A Esteatose ainda está no estágio inicial, com apenas um leve acúmulo de gordura no fígado, mas o suficiente para comprometer 30% das células do órgão.
- No grau 2 – Já há um acúmulo moderado de gordura que afeta até 60% das células do fígado. Este estágio ocorre quando a pessoa já está em quadro de obesidade.
- No grau 3 – O acúmulo de gordura já é suficiente para provocar inflamações e sintomas como dores, fadigas e a popular icterícia já começa aparecer. Neste estágio a tendência é de que 25% dos casos já estejam em sério risco de evoluir para um câncer.
Agora veja quem são os famosos atingidos pela Esteatose Hepática e acenderam o alerta para a doença letal e silenciosa:
Jojô Todynho – A cantora acabou de passar por uma cirurgia bariátrica, que reduz o tamanho do estômago. Antes mesmo da cirurgia, Jojô revelou que sofria de Esteatose Hepática, salientando a o conselho dos médicos em combater urgentemente a doença, antes que o quadro se agravasse ainda mais.
Zezé de Camargo – Popular desde os anos 90 com grandes sucessos cantados por multidões, o cantor anunciou o diagnóstico da doença e afirmou que passaria a se cuidar adotando uma mudança radical no estilo de vida, incluindo uma reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos.
Whindersson Nunes – Recentemente o Youtuber anunciou aos fãs em sua conta no instagram, que descobriu a Esteatose Hepática e que começaria a intensificar as atividades físicas para emagrecer, além é claro, de melhorar os hábitos alimentares.
Rodrigo Fagundes – O ator que interpreta o Armandinho na novela Cara e Coragem, também revelou o susto ao ser diagnosticado com a Esteatose Hepática e se apressou a buscar em esportes como ciclismo, natação e até no caratê, a reversão para o quadro de gordura no fígado.
Steve Harwell – O ex-vocalista não resistiu à evolução da doença e acabou morrendo. Conhecido por sucessos como a regravação do hit "I'm a believer" para o filme Shrek, o cantor não resistiu às complicações da insuficiência hepática, uma evolução do quadro de Esteatose. A tragédia com o cantor aumenta ainda mais a preocupação de médicos e autoridades de saúde, não só com o diagnóstico precoce, mas também com o tratamento imediato da Esteatose Hepática.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.