Em oito meses de 2023, doação de órgãos no HGCA dobra em relação a todo ano de 2022

Saúde e Bem EstarSetembro Verde

Em oito meses de 2023, doação de órgãos no HGCA dobra em relação a todo ano de 2022

Foram 16 doações realizadas de janeiro a agosto

Crédito: Divulgação

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) celebra o Setembro Verde, um período de conscientização e incentivo à doação de órgãos e tecidos. Em 2023, as estatísticas revelam um ano de destaque na unidade no que diz respeito às captações de órgãos, com 16 doações realizadas de janeiro a agosto. Comparativamente, no ano de 2022 o HGCA registrou apenas 8 doações de múltiplos órgãos, segundo o site oficial da central de transplantes da Bahia.

Essa notável conquista não ocorreu por acaso; ela é resultado de um esforço conjunto liderado pela Organização a Procura de Órgãos (OPO) e pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOT) do HGCA. Segundo Mirela Andrade, enfermeira e coordenadora da OPO e CIHDOT, para entender como esse progresso foi alcançado, ela destaca o papel crucial da equipe multiprofissional no acompanhamento de pacientes com suspeita de Morte Encefálica (ME). "Ao longo do ano oferecemos suporte e orientação em relação ao protocolo de morte cerebral, realizamos o trabalho de conscientização junto à equipe do hospital, estudantes de medicina, enfermagem e outras áreas, bem como à população em geral", pontuou.

"A doação de órgãos não é apenas uma ação isolada da OPO; é um esforço coletivo de toda a equipe hospitalar", enfatiza Mirela. Ela explica que ao conscientizar os profissionais sobre seu papel fundamental no processo de doação, a equipe consegue oferecer um apoio mais direcionado às famílias, resultando em mais casos de consentimento para doação. "Os números demonstram isso, em 2022, foram 8 doações, mas até agosto de 2023, já haviam sido realizadas 16 captações de órgãos no HGCA. Esse aumento significativo reflete o compromisso e a dedicação da equipe, apoiados pela gestão do hospital, que abraça a importância da doação de órgãos", comemorou.

Na opinião de Cristiana França, diretora-geral do HGCA, a unidade tem avançado muito no que diz respeito à captação de órgãos. "O Hospital Clériston Andrade tem o orgulho de ter sido o hospital com o maior número de doações efetivas de múltiplos órgãos no estado da Bahia em agosto. Deixo aqui meu agradecimento público à equipe da OPO e às famílias envolvidas, destacando a importância dessa colaboração.A doação de órgãos é um gesto nobre que salva vidas e é um exemplo brilhante de como a união de esforços pode fazer a diferença em nossa comunidade", afirmou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 21 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/