Diretrizes de valorização da enfermagem debatidas na mesa de negociação do SUS
Profissionais, gestores e representantes discutem melhorias salariais e condições de trabalho para a enfermagem
Os desafios enfrentados pelos enfermeiros, que formam a maior categoria do Sistema Único de Saúde (SUS) com cerca de 1,3 milhão de profissionais, foram discutidos na 88ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS). Realizado em Brasília nos dias 24 e 25 de junho, o evento reuniu representantes da saúde, gestão e trabalhadores para debater temas cruciais como o Piso Nacional da Enfermagem e a valorização profissional.
Fábio Maia, coordenador-geral de Políticas Remuneratórias do Trabalho na Saúde, destacou a importância da Caravana do Piso e a necessidade de esclarecer dúvidas sobre a Assistência Financeira Complementar (AFC) da União. Ele ressaltou que a diferença entre o Piso Nacional e a AFC precisa ser compreendida pelos gestores, para garantir a efetiva implementação das diretrizes.
Solange Caetano, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), afirmou que o debate sobre o Piso Nacional é essencial para garantir a segurança e a saúde dos profissionais da enfermagem, além de melhorias na regulamentação da jornada de trabalho. A reunião da MNNP-SUS foi destacada como um espaço democrático vital para discutir essas questões.
O encontro resultou na aprovação dos Protocolos 002 e 003, que orientam a instalação e funcionamento das Mesas de Negociação em estados, municípios e no Distrito Federal, além de normatizar o Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS (SiNNP-SUS). As pautas discutidas serão encaminhadas ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) para deliberação e transformação em resoluções.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.