Crianças de 15 meses devem ser vacinadas contra catapora; 45 casos registrados em Feira de Santana
Em Feira são 45 casos registrados este ano
Os pais ou responsáveis de crianças com 15 meses devem procurar as unidades de saúde de Feira de Santana para garantir a imunização contra a varicela, popularmente conhecida por catapora. Já os que receberam a primeira dose, devem retornar para adquirir o reforço após 30 dias.
Vale destacar que é considerada adequadamente vacinada, as crianças que tenham recebido duas doses da vacinação após um ano de idade.
Segundo a coordenadora da VIEP, Carlita Correia, o alerta emitido pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) leva em consideração o período de sazonalidade e a notificação de surtos em outros locais. Ela destaca que, em Feira, os casos estão controlados - 45 foram registrados de janeiro a julho deste ano.
"O maior risco são as gestantes, porque pode causar complicações para o bebê, a exemplo de crianças que podem nascer com má formação, retardo mental, catarata ou baixo peso. Por isso, as notificações sobre catapora devem ser passadas de forma imediata para o setor a fim de ter um monitoramento eficaz dos pacientes contaminados", pontua.
A coordenadora ainda destaca que as vacinas protegem e diminuem as chances de agravos. Na cidade, o imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira.
À noite, a vacinação também pode ser realizada nas USFs vinculadas ao Programa Saúde na Hora, com funcionamento ampliado das 8h às 20h30. São elas: Campo Limpo I, V e VI, Liberdade I, II e III, Queimadinha I, II e III, Parque Ipê I, II e III, Videiras I, II e III e Rua Nova II, III e Barroquinha.
Para ser imunizado, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. Entretanto, a aplicação em crianças e adolescentes é feita somente na presença dos pais ou responsável legal.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.