Com estoque em estado crítico, Banco de Leite do Hospital da Mulher apela por doações

Saúde e Bem EstarAleitamento

Com estoque em estado crítico, Banco de Leite do Hospital da Mulher apela por doações

Nesta quarta-feira (17), havia apenas 9 frascos do alimento em um refrigerador.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE
Feira de Santana Notícias 24h - O Banco de Leite do Hospital Inácia Pinta dos Santos (Hospital da Mulher), em Feira de Santana, está com estoques em estado crítico. Nesta quarta-feira (17), havia apenas 9 frascos do alimento em um dos refrigeradores da unidade. Os demais equipamentos estavam completamente vazios.

Com uma distribuição média mensal de 90 litros do alimento, a unidade conta atualmente somente com 34 mães doadoras e necessita dobrar esse número para conseguir abastecer o berçário da maternidade de forma tranquila.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Em entrevista ao Folha do Estado, a coordenadora do Banco de Leite do Hospital da Mulher, Nadja Vieira, informou que o processo de doação do leite materno é muito simples e facilitado para as mulheres em fase de aleitamento, com produção excedente, que desejam se tornar voluntárias.

"No momento, estamos com uma situação crítica. Estamos distribuindo mais leite do que coletando. Precisamos que as mães com leite excedente entrem em contato conosco. Não precisam vir ao Banco de Leite, basta ligar para o 3602-7156, pois nós temos uma parceria com o Corpo de Bombeiros e vamos até a residência dessas mães", explicou Nadja Vieira.

Segundo ela, a equipe do Corpo de Bombeiro leva todo o material necessário para as mães fazerem a coleta do leite. "Nós fazemos o cadastro, entregamos o kit a elas, que são a touca, a máscara e o frasco estéril. Elas tiram esse leite e uma vez na semana nosso carro vai até a residência delas para recolher."

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

De acordo com Nadja, para a equipe trabalhar com segurança não necessários cerca de 400 litros por mês.

"O que está entrando, está saindo. Houve a questão dos feriados, como o São João, em que muitas mães viajam e nossa demanda aumentou muito aqui no hospital, inclusive foi inaugurado um berçário novo. Essas crianças que ficam no berçário tomam uma quantidade maior de leite e nosso estoque caiu por conta disso. Se aumentarmos a quantidade de mães doando, acredito que com dois meses teremos um bom estoque", destacou a coordenadora.

Nadja Vieira ressaltou ainda que há muitos bebês prematuros no berçário do hospital e dependem desse leite, outros são trazidos de casa pelas mães, para conseguirem se alimentar.

"Contamos com a colaboração dessas mães, porque costumo dizer que doar leite é doar vida. Porque esses bebês que estão no berçário são prematuros e não têm uma sucção formada. Eles precisam desse leite para sobreviver", apelou.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 08 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/