Centro de Tratamento segue atendendo pacientes com sequelas da covid-19 em Feira de Santana

Saúde e Bem EstarPós-covid

Centro de Tratamento segue atendendo pacientes com sequelas da covid-19 em Feira de Santana

Os pacientes ainda procuram atendimentos, como a fisioterapia respiratória

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Passados cinco anos da pandemia do covid-19, grave doença que abalou o mundo, ainda existem pessoas que ficaram com sequelas. Elas ainda tem à disposição o Centro de Tratamento Pós-Covid, que é uma ferramenta importante na reabilitação de pacientes que lutam para voltar à normalidade das suas vidas.

Criado há quatro anos, o Centro de Tratamento Pós-Covid tinha como principal finalidade atender as pessoas que venceram a covid, mas ficaram com várias sequelas e o equipamento oferecia o suporte necessário de recuperação para que as pessoas pudessem retomar a vida normal. O atendimento era feito por uma equipe multidisciplinar de apoio composta por mais de 60 profissionais, além de estudantes da UEFS - área de Saúde - que auxiliarão no serviço. Tudo isso sendo o resultado de uma parceria entre o Município e o Estado.

Segundo Marluce Oliveira, atual coordenadora da unidade, o grande desafio era administrar a situação complexa: dar o suporte para as pessoas de uma doença desconhecida, até então. "Era muito complicado, pois precisávamos passar segurança para os pacientes sobre algo que fomos descobrindo ao mesmo tempo. Dava medo, mas graças a Deus vencemos o desafio, embora tenhamos perdido muitas pessoas. A pandemia foi algo que abalou a todo o mundo e nunca será esquecida", observou.

A dirigente lembra que outro grande desafio era administrar os sentimentos. "A gente tinha que ser o mais profissional possível, mas não tinha como não se entristecer com a perda de algum paciente, que chegava aqui, mas por outras circunstâncias acabava morrendo. Por outro lado, nos alegramos com cada um que vencia a doença e saia daqui pronto para retomar a vida. Estas situações a gente tinha que administrar o tempo todo", ressaltou.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O atendimento prestado na unidade contempla as áreas médicas da Nefrologia, Clínica Geral, Neurologia, Cardiologia, Pneumologia e Psiquiatria, além de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Marluce Oliveira disse que ainda hoje são atendidas pessoas que tenham sido vitimadas pela covid. "A quantidade de pacientes em relação ao período da pandemia é bem menor, mas ainda existem pessoas que buscam atendimentos, principalmente das partes respiratória e fisioterápica. Nós seguimos oferecendo estes serviços, mas atualmente atendemos outras especialidades", informou.

NÚMEROS

Dados recentes apontam que a unidade já atendeu 47.150 pacientes, desde o começo do seu funcionamento, o que dá em média 9.430 por ano e aproximadamente 785 por mês. "Esses números gerais porque mesmo com a erradicação do vírus seguimos, como eu já disse com o nosso atendimento com várias especialidades, mas o 'carro-chefe' são os atendimentos relacionados a doenças respiratórias, onde recebemos pacientes não só de Feira, mas de outros municípios, onde o nosso centro é referenciado", afirmou Marluce Olivera.

O atendimento funciona por regulação. "O processo é feito pela Secretaria de Saúde, ou pelas unidades de saúde. Qualquer situação detectada que necessite do nosso atendimento, estamos aqui prontos para servir, mas repito: atendemos apenas pelo regime de regulação ", informou a dirigente.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 18 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/