Atividades lúdicas marcam semana de doação de sangue no HGCA
Acompanhantes, servidores e visitantes foram sensibilizados sobre a importância da doação de sangue.
A doação de sangue é um ato de solidariedade essencial que salva vidas e mantém os estoques hospitalares abastecidos. Em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e ao Dia de Conscientização sobre a Doença Falciforme, a Agência Transfusional do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) promoveu uma ação educativa durante todo o dia 19 de junho, na recepção do HGCA.
Acompanhantes, servidores e visitantes foram sensibilizados sobre a importância da doação de sangue. A ação contou com a presença de um músico saxofonista, que trouxe um clima alegre ao evento, e incluiu jogos interativos, captação de doadores, esclarecimento de dúvidas e encaminhamento dos voluntários para a HEMOBA, fundação responsável pela coleta e abastecimento dos estoques de sangue do HGCA.
De acordo com Andréa Sobral, enfermeira coordenadora da Agência Transfusional do HGCA, a escolha desta data para a realização da ação teve um propósito especial: "Optamos por comemorar o Dia do Doador Voluntário de Sangue, no Dia Internacional de Conscientização sobre a Doença Falciforme (19). Além disso, queremos reforçar a importância da doação de sangue, em especial neste período junino, cujo fluxo de veículos aumenta nas rodovias e lamentavelmente ocorrem mais acidentes".
O HGCA utiliza uma média de 700 a 900 bolsas de sangue por mês em pacientes da unidade. A enfermeira, Andrea Sobral, ressaltou a necessidade constante de plaquetas, especialmente durante surtos de dengue que acometem a cidade. "Nossa iniciativa reforça a importância da doação de sangue e do engajamento da população em ações solidárias que ajudam a salvar vidas diariamente", concluiu.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.