Alerta das autoridades de saúde sobre como evitar leptospirose
Em 2023, foram confirmados quatro casos e uma morte
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta a população sobre o risco de leptospirose - doença transmitida pela urina do rato. Em 2023, foram confirmados quatro casos e uma morte.
Segundo a enfermeira referência técnica em leptospirose, Itane Peixinho, a doença pode ser transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente ratos, infectados pela bactéria Leptospira.
"Durante as situações de chuvas, a urina de animais que está no esgoto ou bueiro pode acabar se misturando com a água. Sendo assim, qualquer pessoa que teve a casa alagada pode estar sujeita à doença. Sua penetração ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas", explicou.
A enfermeira referência técnica também orienta que em casos de alagamentos pela chuva que elevem o nível da água, não é recomendado nadar, brincar ou tomar banho com o líquido. Os lixos devem ser empacotados da forma correta para evitar a presença de roedores. Ao precisar entrar em contato com a água de enchente, aconselha-se o uso de luvas e botas.
As pessoas que tiveram contato com água da chuva ou esgoto e apresentarem febre, dor de cabeça, na panturrilha e no corpo devem procurar a unidade de saúde mais próxima para notificação e realização do exame.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.