90% dos casos de câncer de mama são percebidos pelas próprias mulheres
O oncologista ressalta importância da prevenção
As próprias mulheres reconhecem, em 90% dos casos de câncer de mama, alguma manifestação do tumor, que pode apresentar nódulos fixos e geralmente indolores. Em outras pacientes, a pele da mama pode ficar avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja. "O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Mesmo para as mulheres sem histórico familiar ou sem outros riscos, o check up deve ser realizado periodicamente", esclarece Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).
O Ministério da Saúde recomenda a oferta de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Independentemente da existência ou não de sintomas suspeitos, o exame deve ser realizado. O médico explica que para algumas pacientes é indicado um programa de rastreio, que também ajuda na prevenção da doença.
O oncologista esclarece que algumas mulheres também podem apresentar alterações no bico do peito, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço: "O aparecimento de líquido anormal saindo dos mamilos também precisa ser investigado pelo especialista".
Riscos
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Entre os fatores de risco, estão o consumo de bebida alcoólica, obesidade e sobrepeso após a menopausa. "A prática de atividade física frequente reduz a possibilidade de ocorrência do tumor", orienta Ramon de Mello.
Além dos fatores genéticos, o uso prolongado de contraceptivos hormonais e a reposição hormonal pós-menopausa também podem aumentar os fatores de riscos da doença.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.