Vereador denuncia falta de hematologista em programa municipal para pacientes com doença falciforme

PolíticaAtendimento

Vereador denuncia falta de hematologista em programa municipal para pacientes com doença falciforme

A doença falciforme, uma condição genética que afeta principalmente a população negra, exige acompanhamento contínuo por especialistas 

Foto: Izinaldo Barreto/ Secom | Casa de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme

O vereador Silvio Dias (PT) denunciou, durante pronunciamento na Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão de terça-feira (22), a ausência de hematologista no Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme. Segundo o parlamentar, o atendimento especializado é fundamental para o acompanhamento dos pacientes, e sua ausência compromete a eficácia do serviço oferecido.

Silvio Dias destacou que a doença falciforme, uma condição genética que afeta principalmente a população negra, exige acompanhamento contínuo por especialistas, em especial o hematologista, médico responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades do sangue. "Não basta a enfermidade, ainda vem a falta de cuidado. É preciso sensibilidade e responsabilidade por parte do município", afirmou.

"Absurdos que acontecem em Feira de Santana, uma cidade que tem uma maioria negra, uma maioria de pessoas com baixa renda, pessoas que dependem do serviço público de saúde, em especial, aquelas que já sofrem com algum tipo de doença. Essas pessoas sofrem ainda mais. É o caso das pessoas com a doença falciforme. Uma doença grave, uma doença que debilita a pessoa, que causa dores, que se não cuidada, pode ter como consequência como úlceras, AVC, cegueira. E em Feira de Santana essas pessoas não estão tendo atendimento especializado. Existe aqui um centro de atendimento a essas pessoas, um atendimento muito disciplinado, várias áreas do conhecimento na área da saúde estão lá, deveriam estar lá, mas não estão", reclama .

Ainda de acordo com o vereador, Feira de Santana conta com uma população significativa de pessoas acometidas pela doença. Ele citou a existência da Associação das Pessoas com Anemia Falciforme, que reúne mais de 680 associados, além de estimativas que apontam para mais de mil pessoas vivendo com a condição no município, já que existe subnotificação.

"Nós temos aqui em Feira a Associação das Pessoas com Anemia Falciforme onde mais de 680 pessoas estão associadas, ou seja, fora aqueles que não estão associados. Temos talvez mais de mil pessoas com essa doença no município. Volto a falar, é uma doença que acomete mais as pessoas da cor de pele negra, que é a maioria da nossa população. Então fica essa nossa denúncia exigindo que o prefeito tome para si essa responsabilidade de cuidar melhor das pessoas", diz.

Investimentos estaduais

Em contraponto à crítica sobre a gestão municipal, o vereador destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado da Bahia na área da saúde, em especial em Feira de Santana.

"Investiu aqui com a construção naquele grande parque de saúde Ali Anel de Contorno, com a ampliação do Clériston Andrade, Clériston Andrade 2, A Policlínica, a UPA Estadual, O Hospital da Criança São obras do governo do PT. Feira de Santana passa a ser destaque nacional com a possibilidade de cirurgia da base de crânio com alta em menos de 48 horas. Isso é um avanço imenso fruto da dedicação, do trabalho dos médicos, fruto da dedicação da diretora Cristiana França e toda a sua equipe. Mas, por ser uma decisão do governo do Estado, nosso governador Jerônimo Rodrigues, Roberta, que é a secretária de saúde, que tem como meta cuidar do povo de Feira de Santana, cuidar da saúde do povo do nosso estado. E essa responsabilidade com que ele cuida da saúde reflete esse retorno que tem para o povo de Feira de Santana."

Atendimento pediátrico

Silvio Dias disse ainda que o Hospital Estadual da Criança (HEC) recebe, mensalmente, vários pacientes que realizam tratamento contra a anemia falciforme, doença genética que atinge os glóbulos vermelhos e causa alterações no formato dos mesmos, deixando-os em forma de foice e, consequentemente, dificultando a circulação do sangue.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 23 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/