Jerônimo Rodrigues anuncia BYD na Bahia com evento no Farol da Barra
Na ocasião, pautas como o VLT do Subúrbio também podem ser destravadas
A primeira planta industrial da BYD nas Américas, para produção de carros elétricos, será instalada no município de Camaçari, na Bahia. O anúncio será oficializado pelo governador Jerônimo Rodrigues, ao lado da vice-presidente global da companhia, Stella Li, nesta terça-feira (4), às 9h30, em evento montado no Farol da Barra, conforme o governador reiterou no Bicentenário na Independência da Bahia.
Serão apresentados os investimentos do grupo chinês no estado e o detalhamento da implantação de três unidades fabris que irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processamento de lítio e ferro fosfato. A expectativa é que o Complexo Industrial da BYD – Build Your Dreams inicie a produção no segundo semestre de 2024.
As tratativas para a chegada da montadora chinesa na Bahia foram iniciadas ainda em 2022, com a assinatura de um protocolo de intenções entre a BYD e o Governo do Estado e se consolidaram neste ano, após reuniões na China e no Brasil com executivos do grupo, o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva .
Na ocasião, pautas como o VLT do Subúrbio também podem ser destravadas. A declaração também foi dada pelo mandatário do Executivo estadual baiano. De acordo com ele, a intervenção também é executada por um consórcio chinês e novo debate ocorrerá neste sentido.
"Temos o VLT com eles [a BYD], caso a gente perceba que tem ainda dificuldade de realização, a gente vai dialogar as possibilidades de tratar disso e saber se haverá nova licitação", enumerou o governador, na ocasião, prometendo ainda uma conversa futura sobre a ponte Salvador-Itaparica, com o presidente Lula , que está negociando de forma direta com o presidente da China , o Xi Jinping.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.