Paulo Guedes diz que Brasil ‘está condenado’ a evoluir mesmo com juros altos

Política‘Vai crescer 2%’

Paulo Guedes diz que Brasil ‘está condenado’ a evoluir mesmo com juros altos

O ministro comparou o país com os EUA e a Europa 

Crédito: Divulgação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou nesta segunda-feira (18) que o Brasil "está condenado" a crescer, mesmo com alta nos juros e na inflação. A afirmação foi feita durante evento que marca a posse do novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

"O Brasil vai crescer 2% mesmo com juros mais alto. Então, tem um elemento estrutural aí. Não tem como o Brasil não crescer, o país está condenado a crescer. Pode ser com uma inflação um pouco mais alta, mas vai crescer", disse.

Guedes relacionou a parte fiscal e a política monetária do Brasil com a de outros países, em meio ao cenário de elevação de juros nos Estados Unidos e na Europa, como alternativa para conter a inflação.

Nos últimos meses, o Banco Central brasileiro elevou a taxa Selic 11 vezes, onde atualmente está em 13,25% ao ano, com possibilidade de, pelo menos, mais uma alta na próxima reunião em agosto.

"Tanto o fiscal como o monetário nosso já estão no lugar, enquanto lá fora eles não estão nem na metade do caminho", declarou Guedes.

O ministro ressaltou a queda da inflação no Brasil e a diminuição no índice de desemprego no país e declarou que haverá recorde de emprego até o fim de 2022."Pela primeira vez teremos mais de 100 milhões de brasileiros trabalhando até o fim do ano. Estamos criando mais empregos que a economia americana", pontuou.

O ministro concluiu afirmando que o Brasil "tem uma oportunidade extraordinária de se revolucionar e ter reindustrialização" com energia barata, além de ser a segurança alimentar e energética do resto do mundo.

"A Europa precisa da gente para a segurança energética. E os europeus, os americanos e os asiáticos precisam do Brasil para garantir a segurança alimentar", afirmou.

Para Guedes, "estamos em um momento em que o mundo está em crise e o Brasil está saindo de um momento muito difícil, graças ao trabalho de todos", concluiu. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 24 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/