Governador confirma continuidade da Viabahia após dezembro: 'Não sairá mais este ano'
Segundo governador, a concessão federal ainda está em análise no TCU.
Segundo Jerônimo, o processo referente à quebra do contrato entre a União e a companhia está sendo negociado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e não haverá tempo hábil para a saída definitiva da Viabahia no prazo desejado.
"Fui a Brasília, para tomarmos uma decisão sobre as BRs-324 e 116. Não sairá mais este ano, porque está no TCU, está em análise. A concessão é federal, mas como está na Bahia, coloquei em minha mesa também a responsabilidade. O governo federal vai ter que ressarcir o contrato, pois está se desfazendo de um contrato que não encerraria em 2026", explicou o governador.
Ele acrescentou que, enquanto não for possível concluir o distrato entre a União e a Concessionária, irá buscar junto com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) realizar a manutenção da BR-324.
"Vamos puxar isso, e a gente senta com o DNIT, pelo menos para poder fazer um tratamento provisório, uma manutenção da BR-324, pois a quantidade de carros que passam diariamente e a quantidade de eventos, sejam acidentes, panes, falta de combustível, pneu furado, chega a 5 mil casos durante o mês. Então o volume é muito grande e a gente não pode deixar descoberto pelo menos o trecho Salvador-Feira. Essa manutenção que vai ser feita", garantiu.
Em comunicado à imprensa, a Viabahia a data do encerramento do contrato só será comunicada após a decisão do TCU. Veja na íntegra: "A VIABAHIA informa ao mercado e a todos os usuários das rodovias BR-324 e BR-116 que o acordo para o encerramento do contrato de concessão ainda se encontra em exame pelo TCU. Deste modo, após 31/12 e até que seja concluído o devido processo de solução consensual, a administração e a operação da rodovia incluindo as praças de pedágio, continuarão sendo realizadas normalmente pela concessionária. Assim que houver a decisão do TCU sobre a proposta, a data de encerramento do contrato de concessão será comunicada a todos os interessados." |
Questionado ainda sobre a conclusão dos estudos para implementação de um trem regional entre Salvador e Feira de Santana, proposto pela CCR — empresa concessionária do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), Jerônimo Rodrigues disse que estão em fase de conclusão, mas ponderou que a viabilidade do projeto depende de muitos fatores.
No ano passado, quando assumi o governo, chamei a empresa CCR, conversamos também sobre o estudo que encomendei para que pudesse avaliar um trecho com trilhos até Feira de Santana. Esse estudo foi encomendado, e o governo federal também tem uma encomenda, o que é bom para nós, dá para a gente confrontar esses dois estudos, e tendo esse material, acredito que até meados do próximo ano estajamos com o estudo bem efetivo. Pois vamos ter um impacto agora com a saída da ponte Salvador- Itaparica. (...) Tudo isso vai ponderar numa decisão nossa sobre o estudo de trem e metrô, entre Salvador e Feira, vai depender muito disso, da BR, da carga, mas também da ponte."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.