ACM Neto mantém liderança em nova pesquisa eleitoral para governo da Bahia
ACM Neto foi colocado como 'candidato independente'
Pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje aponta que o ex-prefeito de Salvador ACM NETO (União Brasil) venceria o pleito para governador da Bahia no 1º turno, com 66% dos votos em simulação das eleições deste ano. Com a margem de erro de 2,9 pontos percentuais, todos os outros 3 candidatos empatam tecnicamente em 2º lugar.
Para que um candidato vença a eleição em primeiro turno, ele precisa ter mais votos que todos os demais candidatos somados. É o caso de ACM Neto, segundo aponta a pesquisa Genial/Quaest.
O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), tem 5%; o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), tem 4%; e o investigador da Polícia Civil Kleber Rosa (PSOL), tem 2%.
Apoiado pelo atual governador, Rui Costa (PT), Jerônimo Rodrigues surgiu como pré-candidato do PT depois que o senador Jaques Wagner informou que nã deseja se candidatar ao governo . O partido governa a Bahia desde 2007 (2 mandatos de Jaques Wagner e outros 2 mandatos com Rui Costa).
O instituto ouviu 1.140 moradores da Bahia, entre os dias 16 a 19 de março, em entrevistas realizadas pessoalmente. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-06141/2022. É a primeira pesquisa do Quaest sobre o governo da Bahia neste ano.
Veja os cenários de primeiro turno:
Cenário 1:
- ACM Neto (União Brasil): 66%
- João Roma (Republicanos): 5%
- Jerônimo Rodrigues (PT): 4%
- Kleber Rosa (PSOL): 2%
- Brancos e nulos: 14%
- Não sabe ou não respondeu: 9%
Cenário 2:
- ACM Neto (União Brasil): 69%
- Jerônimo Rodrigues (PT): 6%
- Kleber Rosa (PSOL): 3%
- Brancos e nulos: 15%
- Não sabe ou não respondeu: 7%
Veja os cenários de segundo turno:
Mesmo apontando uma vitória em primeiro turno, a pesquisa testou também a possibilidade de um segundo turno. Nos dois cenários em que participa, ACM Neto tem 72% das intenções de votos.
Em uma simulação entre João Roma e Jerônimo Rodrigues, o ministro da Cidadania fica na frente.
Cenário 1:
- ACM Neto (União Brasil): 72%
- Jerônimo Rodrigues (PT): 10%
- Brancos e nulos: 12%
- Não sabe ou não respondeu: 5%
Cenário 2:
- ACM Neto (União Brasil): 72%
- João Roma (Republicanos): 10%
- Brancos e nulos: 12%
- Não sabe ou não respondeu: 6%
Cenário 3:
- João Roma (Republicanos): 24%
- Jerônimo Rodrigues (PT): 18%
- Brancos e nulos: 44%
- Não sabe ou não respondeu: 14%
O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos sobre a corrida presidencial de 2022.
Quando associados aos candidatos a presidente
O pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB), segue liderando as pesquisas de intenções de voto mesmo quando os candidatos são associados ao candidato a presidente .
No levantamento realizado pela Genial/Quaest, o democrata aparece com 43% contra 37% de Jerônimo Rodrigues (PT), este associado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
ACM Neto, no entanto, foi colocado como 'candidato independente', após entrar na justiça contra uma pesquisa recente que o atrelou ao presidenciável Ciro Gomes (PDT).
Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro da Cidadania João Roma (Republicanos) aparece em terceiro lugar com 9%. Branco/nulo/não pretende votar representa 8% da pesquisa. E 4% estão indecisos.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.