Emancipação política de Feira de Santana é celebrada na Câmara dos Deputados

PolíticaSessão solene

Emancipação política de Feira de Santana é celebrada na Câmara dos Deputados

São 190 anos de emancipação

Crédito: Divulgação

Os 190 anos de emancipação política de Feira de Santana, ocorridos em 18 de setembro deste ano, foram celebrados nesta terça-feira (19) em uma solenidade realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. Inédito no cenário político do município, o evento contou com a presença de autoridades, empresários, representantes sindicais e membros da sociedade civil, que enalteceram a história e o potencial econômico de Feira de Santana.

Responsável por conduzir a sessão solene, o deputado federal Zé Neto (PT) enfatizou a importância desta celebração inédita para dar maior visibilidade à segunda maior cidade da Bahia. Para o deputado feirense, eventos como este devem ser realizados com maior frequência, não só para comemorações, mas também para promover discussões sobre as principais demandas do município.

Em um "momento ímpar na história feirense", a história e beleza do município foram exaltadas pela presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereadora Eremita Mota (PSDB). Líder da comitiva de vereadores que foram à Brasília para prestigiar a solenidade, ela disse que se sente honrada por, assim como muitos outros cidadãos, ter sido acolhida pela "Princesa do Sertão". "E para mim, é uma honra ainda maior ter entrado para a história de Feira de Santana como a primeira mulher a presidir a Casa da Cidadania", acrescentou.

Presente na solenidade, o prefeito Colbert Martins (MDB) também rememorou a história do município, citando o comércio como "a grande força" de Feira de Santana. Em virtude desta destreza comercial e da localização estratégica, que faz da cidade um dos maiores entroncamentos das regiões Norte e Nordeste, ele sustenta a necessidade de maiores investimentos estaduais e federais. O objetivo, segundo o gestor, é aproveitar todo o potencial do município e transformá-lo em um polo estratégico.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, Luiz Henrique Mercês, os deputados federais podem auxiliar no aperfeiçoamento do comércio e desenvolvimento do município. Ao discursar na tribuna do plenário Ulysses Guimarães, ele defendeu a criação de políticas públicas que impulsionem a geração de emprego, como também, a simplificação dos tributos cobrados às empresas preocupadas em "gerar renda, produtividade e ajudar o país a crescer".

Representando o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Ângelo Almeida, lamentou a ausência de um Plano Diretor adequado para Feira de Santana. Segundo ele, esta "falta de organização" traz consequências negativas para as gestões municipais. Ainda assim, ele observa o crescimento de um município cujos cidadãos são exemplos "da luta pela liberdade e soberania".

Ainda se pronunciaram na sessão realizada na Câmara dos Deputados o senador Ângelo Coronel; os deputados federais Mário Negromonte, Daniel Almeida e Lídice da Mata; deputado estadual Robinson Almeida; arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni; diretor da Rede Erguer, Reinaldo Cirino e a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Feira de Santana, Adriana Lima Nascimento, que discursou em nome das cerca de 60 representações de movimentos sociais. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 10 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/