Sancionada lei que extingue multa para advogado que abandona processo penal

PolíticaEntra em vigor

Sancionada lei que extingue multa para advogado que abandona processo penal

Lei foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta, 13 

Crédito: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei 14.752/23, que extingue a multa aplicada pela Justiça ao advogado que abandona processo penal. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13).

A lei sancionada altera o Código de Processo Penal (CPP) e o Código de Processo Penal Militar (CPPM), substituindo o pagamento por um processo administrativo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A norma tem origem no Projeto de Lei 4727/20, do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, em novembro. O relator na Câmara foi o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).

A redação anterior do CPP proibia o defensor de abandonar o processo, senão por motivo imperioso, comunicado previamente o juiz, sob pena de multa de 10 a 100 salários mínimos.

Com a nova lei, no caso de abandono do processo pelo defensor, o acusado será intimado a indicar novo defensor se quiser. Se ele não for localizado, deverá ser nomeado um advogado dativo ou defensor público para sua defesa.

A lei também revoga ponto do CPPM que determinava a nomeação obrigatória de advogado de ofício aos praças, regra não prevista na Constituição Federal.

Com informações da Agência Senado. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 07 Fevereiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/