Taxa de desocupação na Bahia fica em 13,4% no segundo trimestre de 2023
Foi a menor taxa para o período em 8 anos
No segundo trimestre de 2023, a taxa de desocupação na Bahia ficou em 13,4%, abaixo da registrada no primeiro trimestre (que tinha sido de 14,4%) e a menor para um segundo trimestre em oito anos, desde 2015, quando tinha sido de 12,8%.
Com o recuo, deixou de ser o indicador mais elevado do país, ficando em segundo lugar, depois de ter mantido a liderança entre os estados durante todo o ano de 2022 e o primeiro trimestre de 2023. De abril a junho, a taxa baiana foi superada pela de Pernambuco, que oscilou para cima e foi a14,2%.
Ainda assim, a taxa de desocupação na Bahia segue bem acima da nacional (8% no segundo trimestre) e equivale a quase seis vezes a menor, registrada em Rondônia (2,4%).
O município de Salvador registrou, no segundo trimestre deste ano, uma taxa de desocupação maior do que a do estado como um todo (16%), mas que também caiu frente ao trimestre anterior (quando havia sido de 16,7%). Foi a menor taxa para um segundo trimestre, na cidade, desde 2015, quando o indicador tinha ficado em 14,2%
Com isso, Salvador deixou de ter a maior taxa desocupação entre as capitais brasileiras, depois de quatro trimestres consecutivos nessa liderança, ficando em segundo lugar, superada por Recife/PE (16,3%).
Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), por sua vez, a taxa de desocupação se manteve maior do que na Bahia e na capital: 16,6% no segundo trimestre de 2023.
Mostrou discreta tendência de baixa frente ao trimestre anterior (quando havia sido de 16,9%) e foi a menor para um segundo trimestre em nove anos, desde 2014, quando havia ficado em 14,7%. Sustentou-se, porém, como a segunda maior entre as regiões metropolitanas pesquisadas em todo o Brasil, só abaixo da RM Recife (16,9%).
A taxa de desocupação mede a proporção de pessoas de 14 anos ou mais de idade que estão desocupadas (não trabalharam e procuraram trabalho) em relação ao total de pessoas que estão na força de trabalho, seja trabalhando (pessoas ocupadas) ou procurando (desocupadas).
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.