Chineses são resgatados de situação análoga à escravidão em obra da BYD

MunicípiosEscravidão

Chineses são resgatados de situação análoga à escravidão em obra da BYD

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) fez fiscalização na fábrica de Camaçari e resgatou 163 trabalhadores

Foto: Arquivo Pessoal

Cerca de 163 trabalhadores chineses foram resgatados de condições análogas à escravidão em obras da fábrica da montadora Build Your Dreams (BYD), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A operação foi divulgada nesta segunda-feira (23) em coletiva do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA).

Os trabalhadores, contratados por uma empresa terceirizada, estavam em alojamentos insalubres, com camas sem colchões, falta de armários e banheiros precários — em um caso, apenas um banheiro atendia 31 pessoas. As áreas de alimentação eram improvisadas e materiais de construção eram armazenados próximos às refeições.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

As jornadas de trabalho ultrapassavam 10 horas diárias, com folgas irregulares. Indícios de trabalho forçado incluem retenção de passaportes, salários parcialmente pagos em moeda chinesa e contratos de difícil compreensão. A fiscalização também constatou acidentes recorrentes devido às condições degradantes.

Os locais inspecionados foram interditados, e os trabalhadores resgatados estão alojados provisoriamente. Uma audiência virtual está marcada para quinta-feira (26), quando a BYD e a empresa terceirizada deverão apresentar soluções para regularizar as condições de trabalho.

A força-tarefa envolveu o MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF). Novas inspeções não estão descartadas. 

Fonte: G1/Bahia

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 21 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/