Produção industrial baiana registra queda pelo terceiro mês consecutivo

MunicípiosDiz IBGE

Produção industrial baiana registra queda pelo terceiro mês consecutivo

Índice sustentou um desempenho bem aquém do verificado no país 

Crédito: Divulgação

Em setembro, a produção industrial da Bahia recuou pela terceira vez consecutiva tanto frente ao mês anterior, agosto, (-3,0%), na comparação com ajuste sazonal, quanto frente ao mesmo mês do ano anterior, setembro de 2022 (-9,0%).

É o que mostram os resultados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional, do IBGE.

Na passagem de agosto para setembro (-3,0%), a produção industrial baiana sustentou um desempenho bem aquém do verificado no país como um todo, onde houve leve variação positiva da atividade fabril (0,1%). Acompanhou os resultados negativos registrados em 9 dos 15 locais que têm informações para essa comparação.

Frente a agosto, a indústria cresceu mais no Pará (16,1%), Rio de Janeiro (3,1%) e Ceará (2,2%). As quedas mais profundas da produção foram verificadas em Pernambuco (-12,8%), Amazonas (-6,1%) e Rio Grande do Sul (-5,4%).

Na comparação com o mesmo mês de 2022, a produção industrial baiana cai seguidamente há ainda mais tempo, mostrando, em setembro, o quinto recuo consecutivo e mais intenso desse período (-9,0%).

O indicador do estado continuou significativamente abaixo do nacional (0,6%) e foi a 3ª queda mais intensa entre os 18 locais que têm resultados para essa comparação, acima apenas do Ceará (-11,9%) e da região Nordeste como um todo (-9,4%).

Dentre os 18 locais, 10 tiveram crescimento da produção industrial nesse confronto, liderados por Rio Grande do Norte (40,2%), Pará (14,5%) e Espírito Santo (14,2%).

A sequência de resultados negativos sustentou as quedas da produção industrial baiana tanto no acumulado no ano de 2023 (-4,5%, 9º recuo seguido), quanto nos 12 meses encerrados em setembro (-5,9%, 6º recuo seguido). Nos dois casos, a Bahia tem taxas bem inferiores às nacionais (-0,2% e 0,0%, respectivamente) e a 4ª e a 3ª maiores quedas, respectivamente, entre os locais pesquisados. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 14 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/