Inflação oficial na região de Salvador volta subir após três meses de queda

MunicípiosDiz IBGE

Inflação oficial na região de Salvador volta subir após três meses de queda

Índice corresponde ao mês de outubro 

Crédito: Tânia Rego/Agência Brasil
Em outubro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação, calculado pelo IBGE, ficou em 0,61% na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Com esse resultado, a RMS voltou a apresentar aumento médio de preços após três meses consecutivos de deflação (-1,06% em julho, -0,17% em agosto e -0,32% em setembro). Ainda assim, considerando todos os meses do ano, foi o menor índice de inflação desde abril de 2021 (0,09%).

A inflação de outubro na RMS (0,61%) foi levemente mais intensa do que a verificada no país como um todo (0,59%) e o 7º maior índice, dentre as 16 regiões investigadas separadamente. No mês, todas elas tiveram aumentos médios nos preços, com os maiores sendo registrados na RM Recife/PE (0,95%), em Brasília/DF (0,87%) e na RM Porto Alegre/RS (0,76%).

No acumulado no ano de 2022, o IPCA na RM Salvador voltou a acelerar (aumentar mais do que no mês anterior), ficando em 5,61% (frente a 4,97% até setembro). O índice está acima do nacional (4,70%) e é o segundo maior do país, abaixo apenas da RM Rio de Janeiro/RJ (5,93%).

Nos 12 meses encerrados em outubro, porém, a RM Salvador apresentou a sua quarta desaceleração seguida, ficando em 8,21% (havia sido de 8,87% nos 12 meses encerrados em setembro). Ainda assim, continua acima do indicador nacional (6,47%) e se manteve como a mais elevada do país. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 23 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/