Coelba realiza nova operação para retirada de fios sem autorização em postes de diversos municípios

MunicípiosOperação Gatonet

Coelba realiza nova operação para retirada de fios sem autorização em postes de diversos municípios

Profissionais da Neoenergia Coelba irão remover os cabos de telefonia e internet das operadoras não autorizadas no município

Foto: Divulgação

Os municípios de Ilhéus, Itabuna, Barreiras e Bom Jesus da Lapa receberão a Operação Gatonet pela primeira vez na próxima semana. Realizada pela Neoenergia Coelba, a ação tem como objetivo remover os cabos de telefonia e internet instalados sem autorização nos postes da distribuidora. Essas fiações são as responsáveis pela poluição visual registrada em pontos das cidades e representam riscos de segurança à população. Em Salvador, a operação será realizada em Itapuã.

A distribuidora irá manter equipes percorrendo as principais vias dos municípios e atuando exclusivamente na remoção do cabeamento irregular. A ação intensifica as operações já realizadas pela Neoenergia Coelba de combate a esses cabos. Em 2025, a distribuidora removeu cerca de 200 toneladas de fios irregulares em toda a Bahia.

O Gatonet é o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades pois não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes. Essas empresas também não realizam a devida manutenção nos equipamentos, podendo deixar fios soltos e com risco de acidente para a população. Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes provoca incêndios na fiação devido à baixa qualidade do equipamento.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Para evitar que seus cabos sejam retirados e o fornecimento de internet interrompido, a distribuidora disponibilizou um canal de atendimento direto para que empresas de possam se regularizar. Através do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, as provedoras poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre o assunto.

Responsabilidades

A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 18 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/