‘Igreja de Ouro’ onde turista morreu em salvador guarda pedras doadas por Dom João V
As estruturas da Igreja e Convento de São Francisco começaram a ser construídas em 1686.
A Igreja de São Francisco, conhecida como "igreja de ouro", onde uma turista morreu e cinco pessoas ficaram feridas após parte do teto ceder, na quarta-feira (5), foi fundada no início do século 18 e é tombada como patrimônio material do Brasil. O templo guarda obras de arte e objetos doados e representados pelo rei de Portugal, Dom João V, e também pelo papa Inocêncio XII.
As estruturas da Igreja e Convento de São Francisco começaram a ser construídas em 1686. A obra só foi concluída com doação de moradores em 1723, mesmo tendo sido aberta ao público dez anos antes, em 1713. O templo religioso também é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Problemas estruturais, pedido de vistoria e vítimas: o que se sabe sobre desabamento do teto da 'igreja de ouro', em Salvador. Quem vê de fora, não imagina o luxo na parte interior do tempo.
As superfícies internas - paredes, colunas, teto, capelas - são revestidas de intrincados entalhes cobertos de ouro, com florões, arcos, e inúmeras figuras de anjos e pássaros, símbolos do barroco brasileiro.
"A igreja faz parte do maior complexo arquitetônico colonial português da América Latina. Isso aqui é tombado pela Unesco desde a década de 80, mas essa igreja, que foi uma das primeiras da Bahia, em barroco, preserva obras de valores incalculáveis no Brasil", lamentou o historiador Rodrigo Lopes.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.