Festa de Nossa Senhora da Conceição retorna após dois anos de pandemia
Comemoração foi antecedida por um novenário em homenagem à Padroeira da Bahia
Nesta quinta-feira (8) a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, paróquias ao redor de Salvador e devotos comemoram o dia de Nossa Senhora da Conceição. A festa, que não ocorre há dois anos, foi antecedida por um novenário em homenagem à Padroeira da Bahia, que se estendeu de 29 de novembro a 7 de dezembro.
A Basílica, construída em 1549 e localizada no bairro do Comércio, reúne milhares de fiéis anualmente para a solenidade, que está diretamente ligada à história do Brasil – segundo historiadores, a cidade de Salvador foi fundada pelo governador-geral do Brasil Tomé de Sousa, devoto da Santa, trazendo sua religiosidade para nossa cidade.
A comemoração, que não aconteceu nos últimos dois anos devido à pandemia, é aguardada com felicidade por Gabriela Dias, representante da Irmandade da Conceição Da Praia. "Minha expectativa para a festa é que ela volte a ser como antes. paramos por causa da pandemia, e foi horrível ter que fazer listas para controlar o acesso dos fiéis", disse.
Programação
Rafael Moraes, devoto de Nossa Senhora Imaculada da Conceição, veio de São Paulo visitar a Basílica que homenageia sua crença. "A Imaculada cuida da Baía de Todos-os-Santos, é de uma beleza, de uma verdade, uma fé e resistência sem fim", conta ele.
O cerimonial terá início com a Alvorada Festiva e missas às 5h, às 6h, às 7h30, às 12h30, às 14h, às 15h30 e às 17h. Às 9h, o Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, promove a Solene Celebração Eucarística, do lado de fora da Basílica – segundo Gabriela, são esperados até 25 mil fiéis
Após a o ato litúrgico, os participantes seguirão em procissão com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José, passando pelas ruas do Comércio e retornando para a Basílica para a benção do Santíssimo Sacramento.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.