Considerado 'aeroporto mais sustentável do Brasil', terminal de Salvador aumenta número de voos

MunicípiosMais voos

Considerado 'aeroporto mais sustentável do Brasil', terminal de Salvador aumenta número de voos

De janeiro a agosto de 2023, houve um aumento de 78% no tráfego de passageiros

Crédito: Divulgação

O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, se destaca como o aeroporto da região Nordeste que mais recebeu pessoas que vieram diretamente de aeroportos fora do país. Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. De janeiro a agosto deste ano, houve um aumento de 78% no tráfego de passageiros internacionais em comparação com 2022, totalizando mais de 185,3 mil passageiros. Com isso, o aeroporto de Salvador passa a ser o 8º maior do país em movimentação de passageiros em voos internacionais e se torna a única capital do Nordeste brasileiro a contar com três destinos diretos para a Europa durante o verão.

A informação foi dada na terça-feira (3), durante visita de Marcus Campos, gerente de Marketing e Negócios Aéreos da VINCI Airports no Brasil, à redação do Folha do Estado. Ele salientou que o terminal continua a aprimorar sua conectividade aérea e que a empresa tem muitos planos para a capital baiana e as novidades já começam agora em outubro.

"Teremos aumento de todos os voos internacionais para o verão, a exemplo da TAP que voa para Lisboa com voos diários e os voos Air Europa para Madri, duas vezes por semana e no período do Natal, aumentando, todas as terças, quartas e sextas, voos para Argentina por duas empresas aéreas (GOL e Aerolíneas Argentinas), inclusive, a demanda de Salvador/Buenos Aires é tão grande que estamos trazendo o maior avião da frota da Aerolíneas para Salvador. A gente tem como grande novidade voo da SKY Airline, que é uma empresa de Baixo Custo Chilena, que começam a partir de janeiro de 2024, todas as sextas e domingos, operando Salvador/Montevidéu e Santiago, poderá ir a Montevidéu direto, no horário do almoço (que é um ótimo horário de viajar) e o passageiro que comprar para Santiago vai fazer apenas uma parada rápida em Montevidéu, sem necessidade de imigração", conta.

As informações foram confirmadas pelo gerente de Marketing e Negócios Aéreos da VINCI Airports no Brasil, Marcus Campos, durante visita à redação do Folha do Estado | Crédito: Mário Sepúlveda/FE

Sustentabilidade

Campos conta que o grande desafio hoje para ter mais voos internacionais em Salvador é primeiro a substituição de aviões, as companhias aéreas estão aposentando aviões velhos, que consomem muito combustível e trabalhando para receber aviões mais modernos que consomem menos combustível e impactam menos o meio ambiente no tocante a poluição.

"Nós temos poucos fabricantes de aviões, temos muitas companhias aéreas querendo aviões e poucas que entregam. Um exemplo prático é o voo para América do Norte de volta, mas só teremos no próximo ano por conta dessa espera pelos novos aviões. Estamos em negociação tanto no âmbito do aeroporto de Salvador, quanto do governo do estado que trabalha conosco nessa prospecção. Estaremos em um evento internacional na Turquia apresentando a Bahia no Portfólio destas companhias aéreas. Temos razões diferenciadas, estamos mais próximos da Europa que o Rio de Janeiro e estamos estrategicamente a menos de duas horas de voo das principais cidades brasileiras", detalha.

Através da VINCI Airports, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Segundo a concessionária, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal, um investimento de R$ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, passando a atender até 15 milhões de passageiros por ano. Considerado o "Aeroporto Mais Sustentável do Brasil", o Salvador Bahia Airport se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental.

A empresa é considerada o maior operador aeroportuário do mundo, administra mais de 72 aeroportos em 13 países da Europa, Ásia e nas Américas. A VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e administra aeroportos, fornecendo sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura e implantação da transição ambiental.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 26 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/