Agricultura familiar da Bahia é exportada pela 1ª vez para Europa
Cerca de 12 toneladas de itens produzidos por cooperativas do estado serão enviados para Lisboa, capital de Portugal
A Bahia vai exportar para Lisboa, capital de Portugal, cerca de 12 toneladas de itens da agricultura familiar produzidos no estado. O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou nesta quinta-feira (28), em Salvador, o carregamento do primeiro contêiner com mais de 50 produtos de 11 cooperativas que atuam no setor.
Segundo o governador, a operação inédita poderá abrir uma janela de oportunidades de comercialização com a Europa.
"Para se chegar a essa situação, de ver um contêiner sendo carregado, saindo aqui de Salvador, a gente remonta à origem de cada produto desse. Do milho, que vem de Irecê; do chocolate, do sul da Bahia. Do mel, que vem do semiárido. Então você centraliza aqui toda a capacidade produtiva do estado. Cada um com sua característica, com sua identidade. Juntando aqui, fazemos valer a qualidade desses produtos", diz Jerônimo Rodrigues.
A iniciativa é realizada a partir da parceria entre a Family Farming Brazil e a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Federação Unicafes-BA), com apoio do governo do Estado.
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) tem apoiado as cooperativas com investimentos em infraestrutura por meio da construção e requalificação de agroindústrias, tecnologias com máquinas e equipamentos de última geração, energia limpa, como as fotovoltaicas, assistência técnica e extensão rural (Ater), capacitação, suporte à gestão e à comercialização da produção, dentre outras ações, que garantem melhores condições de trabalho e renda para as populações do campo.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.