Afro Fashion Day 2023 finaliza seletivas de bairro com mais de 550 inscritos
Desfile com tema Mãe África acontece no dia 25 de novembro
Em meio às centenas de pessoas que dividiram espaço na área de circulação da estação Campo da Pólvora na tarde desta-terça-feira (19), um rosto conhecido no circuito da moda baiana chamava atenção: o modelo Jonas Bueno, de 30 anos. Sobe escada, desce escada, chama um aqui, orienta outro ali. Muito movimento e atenção para organizar a participação de 45 jovens do projeto Focus Moda Social e Sustentável na terceira e última seletiva de modelos não agenciados para o Afro Fashion Day 2023, realizada nesta terça.
Desde 2017, quando participou e venceu o AFD após as etapas de seletivas de bairro, além de desfilar todos os anos, Jonas faz a ponte entre jovens que também desejam alçar o mundo da moda. Somente nesta edição, o Focus Moda, idealizado e dirigido pelo modelo, incentivou a participação de 98 corpos negros de diversos bairros da capital baiana nas três etapas de seletiva.
"A ação é fazer com que a juventude do projeto Focus Moda participe numa perspectiva de mostrar que nas comunidades periféricas têm pessoas com valores artísticos e mostrar que favela não é carência, é potência", diz. O projeto, que nasceu no Subúrbio Ferroviário, hoje tem sede no Pelourinho. Além da moda, os jovens em formação tem contato com teatro, dança, artes plásticas, cursos de empreendedorismo digital, audiovisual e outros.
Em uma postura semelhante à de Jonas também estava Jucimara, de 46 anos. Ela toca um projeto social dentro da Base Comunitária do Calabar, o qual, entre as atividades, insere formação em moda e aulas de passarela.
Natural de Amélia Rodrigues, Jucimara mora no bairro há mais de 30 anos. Na juventude, teve a oportunidade de trabalhar como modelo, mas decidiu abandonar a carreira em construção para realizar o sonho da maternidade. No início da tarde, Jucimara saiu de casa apenas para acompanhar 10 meninas do projeto, incluindo suas filhas Ana Berlink, 16, e Natália Vitória, 18, no processo de inscrição, mas acabou também na passarela diante dos jurados do AFD.
"É questão de empoderar e ser empoderada. Vim acompanhar e fui convidada para participar também. Digo sempre para elas, mas do que ser modelo, é ser sempre um ser humano melhor", enfatiza Jucimara.
A última parada das seletivas superou o número de inscritos das anteriores. Foram 295 no total, contra 104 na primeira, realizada na estação Pituaçu, e 165 na segunda, que ocorreu na estação Rodoviária. Mais uma vez, a passarela montada colocou no centro a diversidade de estilos e corpos da negritude soteropolitana.
Presente na última edição, Gil Alves, diretor artístico do AFD 2023, observou a diversidade estética marcante, que, segundo ele, em alguns casos, muito se assemelha às características dos primeiros povos africanos trazidos para a Bahia. "Detalhes do rosto, do olhar de muitos desses aqui, se você comparar com povos de África, há preservação como se fossem recém-chegados. É uma herança muito forte que eu quero trazer na abordagem artística nesta edição do Afro Fashion Day", destaca. O desfile terá como tema macro Mãe África, dividido em três blocos: afro realeza, afro etnia e afrofuturismo.
Próxima etapa
A seletiva final do AFD ocorrerá no início de outubro, com data e local a ser confirmada. Os selecionados nas prévias serão contatados por telefone pela equipe. A lista também será divulgada pelo CORREIO até o final de setembro. O desfile será realizado no dia 25 de novembro.
"Estamos finalizando essa etapa com muito sucesso. A adesão foi muito grande. Ter feito no Metrô facilitou o acesso das pessoas. Um ponto muito positivo. O que a gente percebeu também é que os candidatos estão vindo cada vez mais preparados, e tivemos a grata surpresa do aumento da participação de pessoas com mais idade", avalia Fagner Bispo, curador do desfile e jurado. As três etapas de seleção somaram 563 inscritos.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.