Bahia permanece como território livre de doenças avícolas
Influenza Aviária é uma doença considerada inexistente no Brasil
Seguindo as normativas estabelecidas no Novo Plano de Vigilância de Influenza Aviária (IA) e Doença de Newcastle (DNC), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) iniciou as atividades do Programa de Sanidade Avícola (PSA), visando a prevenção contra a introdução dessas doenças para proteger o plantel no Estado. A Influenza Aviária é uma doença considerada como exótica, ou seja, inexistente no Brasil. Já a DNC está erradicada há mais de 25 anos na Bahia.
Atualmente o plantel avícola conta quase 30 milhões de aves e por isto se encontra entre os 10 maiores produtores do país. Em recente análise técnica realizada através de uma auditoria do Ministério da Agricultura (MAPA) o estado da Bahia obteve avaliação acima da média proposta pelo órgão.
A equipe do PSA realizou importante vigilância através da coleta de amostras biológicas nos últimos dias com o objetivo de manter a Bahia livre de IA e DNC. "Com amostragem robusta e representativa, conseguimos avaliar a ausência das enfermidades avícolas, garantindo não só a sanidade dos plantéis como também a saúde da população, uma vez que consumimos produtos e subprodutos da avicultura", destaca o diretor geral da Adab, Lázaro Pinha.
Nesta etapa do inquérito soro-epidemiológico o foco das ações foi a avicultura industrial. "Tanto as atividades quanto as legislações pertinentes ao Programa são definidas pelo Ministério da Agricultura. A Bahia executou as ações, tendo finalizado os procedimentos antes do prazo estabelecido pelo MAPA", salienta o diretor de Defesa Animal, Carlos Augusto Espínola.
As amostras coletadas foram provenientes de 47 granjas de avicultura industrial em diversos municípios do estado. "Agora, após a finalização em tempo hábil, a equipe do PSA já está se preparando e programando todo material necessário para colheitas da próxima etapa que contemplará a avicultura não tecnificada", informa o Coordenador do Programa, José klinger, informando que as atividades contemplarão 68 propriedades em diversos municípios baianos.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.