UE fala em aniquilar exército russo em caso de arma nuclear na Ucrânia
Putin afirmou que tem o direito de utilizar todos os recursos disponíveis para se defender
O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, anunciou nesta quinta-feira, 13, que o exército da Rússia será aniquilado em caso de utilização de armas nucleares contra a Ucrânia.
"Vladimir Putin está dizendo que não está blefando. Os Estados Unidos e a Otan também não estão blefando, e qualquer ataque nuclear contra a Ucrânia vai criar uma resposta, não uma resposta nuclear, mas uma resposta militar tão poderosa que o exército russo vai ser aniquilado", disse Borrell.
Após a anexação de quatro regiões do território ucraniano, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que o país terá direito de utilizar todos os recursos disponíveis para se defender, fazendo referência à armas atômicas.
O secretário-geral da Otan, Jens Soltenberg, disse nesta quinta-feira que o uso de armas atômicas teria "graves consequências. "A Rússia sabe disso. Não vou entrar em detalhes sobre a nossa resposta agora, mas claramente isso mudaria de maneira fundamental a natureza do conflito", destacou.
O chefe da Otan afirmou também que a organização não faz parte do conflito, mas que apoia a Ucrânia. O país manifestou o desejo de entrar na aliança, mas ainda não tem direito a cláusula de autodefesa.
A Otan ainda não sinalizou a utilização de armas nucleares em resposta à Rússia.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.