Primeiro-ministro do Canadá critica tarifas dos EUA e anuncia medidas de retaliação de 25%
Mark Carney classificou as medidas de Trump como uma tragédia para o comércio global
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou nesta quinta-feira (3) um conjunto restrito de medidas para responder às tarifas impostas pelos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, classificou a postura protecionista do presidente Donald Trump como uma "tragédia para o comércio global".
Entre as ações adotadas pelo governo canadense, está a aplicação de uma tarifa de 25% sobre veículos importados dos EUA que não estejam em conformidade com o acordo comercial entre Canadá, México e Estados Unidos. No entanto, Carney esclareceu que a medida não afetará autopeças nem veículos provenientes do México.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Durante coletiva de imprensa, o premiê canadense lamentou os impactos da política tarifária de Trump e indicou que uma mudança de postura do governo americano pode demorar.
"Considerando os possíveis danos causados a seu próprio povo, o governo norte-americano deveria mudar de rumo. Mas não quero dar falsas esperanças", afirmou.
As tarifas impostas anteriormente pelo Canadá continuarão em vigor. Enquanto isso, as medidas de Trump provocaram um choque nos mercados financeiros, levando investidores a fugir de ativos de risco em meio ao temor de um enfraquecimento do comércio global.
"O período de 80 anos em que os Estados Unidos abraçaram o manto da liderança econômica global, quando forjaram alianças baseadas na confiança e no respeito mútuo e defenderam a troca livre e aberta de bens e serviços, acabou. Isso é uma tragédia", declarou Carney.
Fonte: Metro1
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.