Papa Francisco lava pés de mulheres em presídio de Roma
O ritual de lavagem dos pés ocorre na quinta-feira antes da Páscoa
O Papa Francisco lavou os pés de 12 mulheres em uma prisão, em Roma, durante uma cerimônia de Páscoa, que enfatiza o ato de humildade. A saber, essa foi a primeira vez que o papa lava os pés apenas das mulheres durante o serviço especial religioso.
Com isso, o pontífice, de 87 anos, que tem enfrentado problemas de saúde e mobilidade recentemente, liderou a cerimônia na prisão de Rebibbia, em Roma, lavando os pés de cada uma das mulheres de sua cadeira de rodas, muitas das quais estavam em lágrimas enquanto ele fazia isso.
Assim, o ritual de lavagem dos pés ocorre na quinta-feira antes da Páscoa e procura imitar a lavagem dos pés de seus discípulos por Jesus Cristo na noite anterior à sua morte.
Ele também celebrou uma missa no pátio do centro de detenção, onde estão presas cerca de 370 mulheres.
Nadia Fontana, diretora da prisão feminina em Roma, onde o evento aconteceu, disse que foi a primeira vez que um papa entrou em suas instalações, que segundo ela mantém 360 prisioneiras e uma criança.
Nos primeiros anos de seu pontificado, o papa mudou as regras da igreja para incluir oficialmente as mulheres na cerimônia, um movimento que encontrou resistência dentro do Vaticano.
Seu antecessor, Bento XVI, só lavou os pés dos homens, e depois mudou as regras e lavou apenas os pés dos sacerdotes.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.