Canadá anuncia tarifas retaliatórias de 25% sobre produtos dos EUA em resposta às novas tarifas
O presidente dos EUA, Donald Trump, havia assinado uma ordem executiva impondo tarifas sobre todos os produtos do Canadá e do México
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou no sábado (1º) que o país aplicaria tarifas de 25% sobre 155 bilhões de dólares canadenses (106,5 bilhões de dólares) em produtos dos Estados Unidos, como resposta às tarifas impostas pelos EUA.
"30 bilhões de dólares canadenses entrariam em vigor a partir de terça-feira (4) e 125 bilhões de dólares canadenses em 21 dias", disse Trudeau durante uma entrevista coletiva.
Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, havia assinado uma ordem executiva impondo tarifas de 25% sobre todos os produtos do Canadá e do México, com exceção dos produtos energéticos canadenses, que estariam sujeitos a uma tarifa de 10%.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Trudeau advertiu que as tarifas afetariam os Estados Unidos, um aliado de longa data do Canadá. Ele também incentivou os canadenses a comprar produtos nacionais e a passar férias no Canadá em vez de viajar para os EUA.
O primeiro-ministro afirmou ainda que algumas medidas não tarifárias, incluindo questões relacionadas a minerais críticos, aquisição de energia e outras parcerias, estão sendo analisadas.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.