UPA Queimadinha completa sete anos como referência em urgência e emergência

GeralReferência

UPA Queimadinha completa sete anos como referência em urgência e emergência

Somente nos últimos cinco anos, cerca de 237 mil atendimentos foram efetuados

Foto: DIvulgação

 Nesta sexta-feira (4), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Elisabete Dias Marques, localizada no bairro Queimadinha, completou sete anos de funcionamento como referência em atendimentos de urgência e emergência em Feira de Santana. Para celebrar a data, uma cerimônia para funcionários com direito a bolo e parabéns foi realizada no local.

Somente nos últimos cinco anos, cerca de 237 mil atendimentos foram efetuados, entre internações, consultas clínicas, pediátricas e casos de urgência. Desse total, 184 mil atendimentos foram na clínica geral e 52.825 na pediatria — uma média de 5.307 assistências por mês.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A diretora da unidade, Emanoela Souza , destaca que a UPA conta com 262 profissionais entre equipes de saúde, administrativo e higienização, e vem investindo cada vez mais na humanização do atendimento.

"O atendimento humanizado é um dos pilares aqui na unidade. Temos o projeto Funcionário Destaque do Mês, que busca motivar e engajar a equipe. O Café com Amor distribui cafezinhos com mensagens de carinho e esperança em todos os setores. Já o Prontuário Afetivo reúne informações sobre os pacientes, como apelido, hobbies e preferências, mostrando que existe uma pessoa além da doença", explica Emanoela.

A líder de apoio, Valnice Lobato, que atua desde a inauguração da unidade, enfatizou a importância do trabalho e dedicação da equipe ao longo dos anos. "Eu sinto muita gratidão por estar aqui desde o primeiro dia, por poder servir ao próximo. Aqui a gente aprende a olhar a dor do outro com sensibilidade e acolher porque poderia ser a gente", relatou.

O secretário municipal de saúde, Rodrigo Matos, reforçou a importância da UPA para o sistema público de saúde da cidade. "A UPA é a unidade de média complexidade mais procurada da nossa rede. É uma porta aberta importante para aqueles que precisam do atendimento imediato, em especial aqueles que fogem do horário de funcionamento das Unidades de Saúde da Família. E apesar de todas as dificuldades e da alta demanda, é um serviço que faz a diferença de forma positiva para a nossa população", ressaltou.

Estrutura da unidade

Classificada como porte 2, a UPA tem capacidade para realizar mais de 4.500 atendimentos por mês e funciona de forma ininterrupta, com uma equipe multidisciplinar formada por médicos clínicos, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de radiologia, maqueiros e auxiliares.

A unidade conta com 16 leitos: seis para clínica médica, três pediátricos, três salas vermelhas, dois para isolamento e dois para clínica de forma mista. Além disso, oferece serviços de raio-x, eletrocardiograma, exames laboratoriais e ultrassonografia.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 06 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/