Tanque da Matinha dos Pretos, em comunidade quilombola, será revitalizado

GeralComunidade

Tanque da Matinha dos Pretos, em comunidade quilombola, será revitalizado

As obras de requalificação estão previstas para começar em breve, e a comunidade será diretamente beneficiada 

Foto: Divulgação/ Secom
Feira de Santana Notícias 24h - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Feira de Santana deu mais um passo importante em suas ações de preservação ambiental ao anunciar a revitalização do Tanque da Matinha dos Pretos, situado na histórica comunidade quilombola da Matinha. O local, de grande relevância cultural e ambiental, será requalificado com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

A secretária de Meio Ambiente, Jaciara Costa, destacou a importância do projeto. "É um marco histórico de Feira de Santana, especialmente para a comunidade quilombola. Com o apoio do prefeito José Ronaldo, vamos promover uma revitalização diferenciada, entregando à comunidade um espaço requalificado e valorizado, que resgata a memória e fortalece a identidade local", afirmou.

O diretor de Planejamento e Educação Ambiental da Semmam, João Dias, ressaltou a relevância histórica do tanque para a comunidade. "Este é um local simbólico, onde nasceu a comunidade quilombola da Matinha dos Pretos. Felizmente, já temos um projeto pronto e recursos disponíveis para essa requalificação. Agora, vamos transformar o tanque em um espaço ainda mais significativo para a comunidade".

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

PRESERVAÇÃO HISTÓRICA E AMBIENTAL

A revitalização do Tanque da Matinha dos Pretos faz parte do plano da Semmam de unir preservação ambiental e valorização cultural, promovendo espaços que beneficiem tanto a natureza quanto a população. Segundo a secretária Jaciara, o objetivo é que a comunidade quilombola veja o tanque como um espaço revitalizado, que mantém suas raízes históricas e serve como um ponto de encontro, lazer e aprendizado para as novas gerações.

A iniciativa reforça o compromisso da Semmam em preservar o patrimônio ambiental e cultural de Feira de Santana, garantindo que locais como o Tanque da Matinha dos Pretos tenham um papel central na memória e no futuro da cidade. As obras de requalificação estão previstas para começar em breve, e a comunidade será diretamente beneficiada com as melhorias.

"Em Feira, o trabalho não para, e essa revitalização será um presente para todos. Vamos entregar um espaço digno, preservando nossa história e cuidando do meio ambiente", concluiu a secretária de Meio Ambiente, Jaciara Costa. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 22 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/