Sesp realiza mutirões de limpeza nos canais de macrodrenagem em Feira de Santana

GeralLimpeza Pública

Sesp realiza mutirões de limpeza nos canais de macrodrenagem em Feira de Santana

O secretário enfatizou, ainda, que além da manutenção e fiscalização dos canais, será feito um trabalho educacional junto à população 

Foto: Mário Sepulveda/ FE
Feira de Santana Notícias 24h - A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Feira de Santana, em parceria com a Superintendência de Operações e Manutenção (Soma), deu início nesta segunda-feira (6) a um mutirão de limpeza nos canais de macrodrenagem do município, para prevenir possíveis alagamentos que possam ocorrer no período das chuvas de verão, que, segundo a previsão, devem incidir sobre a região a partir da segunda quinzena do mês de janeiro.

As equipes da Soma realizam as ações em toda a extensão da Avenida de Canal, ao mesmo tempo em que outros serviços como varrição e capinação também são feitos pelas equipes da Sesp em diversos pontos da cidade.

O novo secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, ressaltou a importância dessas ações para garantir mais qualidade de vida à população, e pediu também a colaboração da comunidade para manter os canais limpos.


📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Foto: Mário Sepulveda/ FE

"Nós queremos fazer esse trabalho para diminuir os efeitos das chuvas neste período. Eu acredito que vamos continuar com esta ação ao longo destes dois meses e, com certeza, se a população ajudar também a consegue minimizar os efeitos das chuvas. Ajudar de que forma? Não jogando entulho nos canais, pois como observamos há muito entulho; não jogando restos de geladeira, fogão, pois esses materiais têm que ser descartados no local adequado que é o aterro sanitário; e, além disso, existe o serviço da prefeitura, como o Bota Fora, que faz com que a população possa nos ajudar", afirmou França.

O secretário enfatizou, ainda, que além da manutenção e fiscalização dos canais, será feito um trabalho educacional junto à população, bem como um plano de ação para organizar a atividade dos carroceiros.

"O cadastro de carroceiros foi feito pela Secretaria de Agricultura e nós vamos manter contato para conhecer exatamente se foram todos cadastrados e chamar para uma conversa. Nós temos que fazer aqui na cidade alguns locais fixos, para que eles possam descartar esses entulhos. Vamos procurar na região um local para a gente fazer um ecoponto e oficializar, para que os carroceiros possam jogar entulhos e outros resíduos."

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Mutirões de limpeza nos bairros

Segundo o secretário Justiniano França, além da limpeza dos canais de macrodrenagem da cidade, também está entre as prioridades destes primeiros 100 dias de governo, os mutirões de limpeza nos bairros, com o apoio do caminhão do programa Bota Fora.

"Dia 2 começamos a fazer um mutirão no bairro Campo Limpo, com o Bota Fora, e já realizamos um trabalho em diversas avenidas, como a José Falcão, entramos hoje na Transnordestina, e estamos no distrito de Humildes, Francisco Dias, no Papagaio, na Avenida Iguatemi, nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida, então já começamos a fazer esse mutirão de limpeza e vamos fazer em toda a cidade.

O Bota Fora é um serviço fornecido pela prefeitura, através da Sesp, para recolhimento de materiais inservíveis como sofás velhos, geladeiras, materiais de construção, dentre outros itens descartados pela população.

"Nós retornamos com o Bota Fora e hoje ele está no bairro Campo Limpo, onde estamos fazendo um mutirão de limpeza. Vamos fazer um canal com a população, que vai ligar, dar o endereço e vamos buscar na porta esses materiais", explicou.

Coleta Seletiva

Outro projeto anunciado pelo secretário da Sesp é a coleta seletiva em condomínios de Feira de Santana.

"Estou pedindo ao prefeito José Ronaldo para me disponibilizar um profissional, porque vamos fazer um grande projeto e vamos começar a ideia com os grandes condomínios. Queremos fazer uma reunião essa semana ainda com as duas associações de catadores para que a gente possa observar se eles já estão em condições de receber esses materiais. Mas nós queremos ainda no mês de fevereiro dar início à implantação da coleta seletiva nos condomínios da cidade."

Acerca da regularização do serviço de coleta de lixo, que foi alvo de críticas e denúncias no final do ano de 2024, Justiniano informou que foi regularizada pela empresa Sustentare, que presta o serviço de limpeza urbana.

"Estou acompanhando de perto as ações com a empresa. O que o prefeito José Ronaldo faz é que trabalha e no outro mês recebe, não vai ter atraso e isso faz com que a gente tenha também condições de cobrar as ações da empresa."

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 08 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/