Pequenos produtores podem participar de melhoramento genético dos rebanhos em Feira

GeralExpofeira

Pequenos produtores podem participar de melhoramento genético dos rebanhos em Feira

Saiba como se deu a parceria e expectativa de retorno com o projeto.

Foto: Gledson Silva/ FE

Feira de Santana Notícias 24h - Durante uma coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira (4), no Parque de Exposição João Martins da Silva, o Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Feira de Santana, Alexandre Monteiro, explicou como os pequenos produtores rurais do município podem participar do projeto de melhoramento genético de bovinos, caprinos e ovinos. Ele falou sobre como se deu a parceria e a expectativa de retorno a partir da implantação.

O projeto

No último domingo (1), dia da abertura oficial da 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), um convênio assinado pelo governo municipal, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), permitiu a doação de 1.800 embriões de alta qualidade genética a pequenos produtores rurais, que só irão pagar pelo serviço.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Somente de vacas leiteiras serão disponibilizados gratuitamente aos produtores mil embriões, que serão inseminados a partir da técnica de fertilização in vitro. Os óvulos de uma vaca serão cruzados com o sêmen de um touro em laboratório, e os embriões resultantes serão implantados nas vacas dos produtores locais.

Conforme a prefeitura, o Sebrae garantirá o financiamento de todo o processo. O convênio faz parte de um esforço contínuo para aumentar a produtividade da bacia leiteira baiana, que atualmente é de cerca de três litros de leite por animal. A meta é alcançar até 20 litros por animal, por meio da melhoria genética promovida pela fertilização in vitro e pelo treinamento especializado.

Foto: Gledson Silva/ FE

Como participar

"Os requisitos são simples, os produtores precisam apenas apresentar o certificado de vacinação desses animais, pois têm que estar vermifugados, e a estrutura dessas propriedades precisa ser mínima, com cercamento, tronco e curral, para que se possa fazer o processo de inseminação pelo veterinário. Esses animais precisam ter uma estrutura corporal boa, não podem estar muito magros, e a gente vai fazer a identificação da propriedade através de um georreferenciamento, o cadastramento dos animais e então se inicia o processo", explicou Alexandre Monteiro.

Ele destacou que algumas propriedades já estão sendo visitadas pelos técnicos, iniciando o processo de melhoria genética do rebanho.

"Essa iniciativa visa melhorar visivelmente a produção de carne e leite dos ovinos, caprinos e bovinos. A gente consegue produzir animais em um tempo muito mais curto que o sistema natural de monta, mas a partir do terceiro ano de aplicação dessas técnicas, a gente já deve ter esses animais já maduros sexualmente, para que consigam fazer novamente o processo de reprodução, possam ser comercializados os produtos do leite e também ser utilizada a carne. O trabalho já começou forte, e até dezembro devemos fazer toda a inseminação do campo de Feira de Santana", declarou.

O prefeito Colbert Martins também comemorou a assinatura do convênio para doação de embrões. "A prefeitura não gastou com isso, a doação foi feita pela Confederação Nacional da Agricultura, o Sebrae e o Cenafert, que é uma cooperativa nacional de produtores."

Ele falou ainda sobre os projetos de uso continuado do Parque de Exposições, como diversos cursos que serão ofertados pelo Senar.

"A Expofeira começou muito bem. O que nós temos aqui na Expofeira também são cursos que começaram na sexta-feira anterior à abertura oficial, como panificação, apicultura, casceamento, forrageiras, e uma quantidade grande de pessoas que estão vindo mostrar sua experiência. Teremos a escola de Zootecnia que irá funcionar aqui do lado a partir do ano que vem. A previsão é que a partir de agosto já esteja funcionando, com cerca de 600 a 1 mil estudantes diariamente. Estamos oferecendo o parque para fazer exposições estaduais, e além de outras atividades como espaços de restaurantes, espaços de lazer para caminhadas, e os cursos serão contínuos. Esperamos receber a doação de 10 cavalos a partir do próximo domingo e vamos criar uma Guarda Municipal Montada cuja sede será no Parque de Exposição que precisa de segurança", esclareceu.

Foto: Gledson Silva/ FE
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 26 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/