Profissionais da Saúde e estudantes participam de palestra sobre HIV/Aids em Feira de Santana

GeralSaúde

Profissionais da Saúde e estudantes participam de palestra sobre HIV/Aids em Feira de Santana

Diagnóstico precoce viabiliza o tratamento imediato 

Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de combate às infecções sexualmente transmissíveis, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma palestra com o tema "Educar para desmistificar informações despidas de preconceitos: biológicos, psicológicos, sociais e culturais ligados ao HIV/Aids", na manhã desta quarta-feira (20), no Auditório Dr. João Batista.

O evento reuniu profissionais e estudantes da área de saúde, oferecendo uma discussão abrangente sobre temas como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, o futuro da Aids e a importância de acolher a diversidade de gênero e orientação sexual.

De acordo com Vanessa Sampaio, coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/Aids, há muitas pessoas vivendo com o vírus sem ter conhecimento.

"Um diagnóstico precoce viabiliza um tratamento imediato, com o grande objetivo de assegurar que essas pessoas tenham acesso e adesão ao tratamento, alcançando uma carga viral indetectável", afirma.

Ainda segundo a coordenadora da Saúde, a campanha Dezembro Vermelho visa alertar a população sobre as diversas formas de prevenção do vírus. "Esse é também um período de reflexão profunda sobre os estigmas associados à doença, não havendo mais espaço para o preconceito", considera.

PREVENÇÃO

Durante todo o ano, a SMS intensifica a testagem e a distribuição de preservativos para a população no Centro de Referência ou em qualquer Unidade Básicas de Saúde e de Saúde da Família.

Além do preservativo, o município dispõe de outros métodos de prevenção, como a PEP, medicação que pode ser tomada até 72h após a exposição a uma situação de risco. A Secretaria de Saúde também disponibiliza a PrEP, porém, não protege de outras infecções sexualmente transmissíveis, a exemplo da sífilis.

Os serviços de PEP são disponibilizados em unidades estratégicas como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Queimadinha e Mangabeira, no Hospital Clériston Andrade (HGCA) e no Hospital Estadual da Criança (HEC), permitindo não só a obtenção da medicação como também a realização de testes rápidos, com resultados disponíveis em menos de trinta minutos.

Para ter acesso à PrEP, os interessados devem procurar o Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS, localizado na rua Professor Germiniano Costa, Centro. Após uma avaliação e a confirmação da necessidade, exames regulares são realizados e a medicação é entregue gratuitamente. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 04 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/