Procon fiscaliza açougues em Feira de Santana e reforça cumprimento da lei sobre carne moída
Os estabelecimentos autuados têm um prazo de 10 dias para apresentar defesa
Feira de Santana Notícias 24h - A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) está realizando uma fiscalização em açougues e frigoríficos da cidade para garantir que os estabelecimentos cumpram as normas de defesa do consumidor. Segundo o superintendente do órgão, Maurício Carvalho, a operação já visitou 21 estabelecimentos e tem como foco a verificação da validade dos produtos, a precificação clara e a forma de pagamento, além do cumprimento da Lei Municipal 366/2021, que determina que a carne moída só pode ser preparada na presença do consumidor.
"Essa é uma operação de rotina que realizamos. Até o momento, 21 estabelecimentos foram fiscalizados, entre açougues e frigoríficos, e lavramos 13 autos de constatação por irregularidades. Isso significa que encontramos infrações como carne moída preparada antecipadamente ou produtos vencidos", explicou Carvalho.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Os estabelecimentos autuados têm um prazo de 10 dias para apresentar defesa. Caso a justificativa não seja aceita, o processo segue para o departamento jurídico do Procon, que pode aplicar sanções administrativas.
O Procon também orienta os consumidores a ficarem atentos e denunciarem qualquer irregularidade. Caso percebam carne moída já exposta à venda sem que o preparo tenha sido feito na hora, é possível registrar uma denúncia pelo aplicativo PROCON Feira de Santana, anexando fotos e informações. As equipes de fiscalização do órgão são acionadas para verificar a situação e tomar as medidas cabíveis.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.